Conheça as 7 ferramentas mais utilizadas na engenharia civil

Existem diversas ferramentas para engenharia civil no mercado, sendo que muitas delas são indispensáveis durante a realização do trabalho. Com bons equipamentos, os profissionais conseguem realizar projetos de forma mais otimizada. Eles podem recorrer tanto a instrumentos técnicos quanto aos recursos tecnológicos para garantir o resultado esperado.

Nesse sentido, é necessário ressaltar que o engenheiro desenvolve tarefas importantes para a elaboração e execução de um projeto, devendo seguir todos os critérios relacionados à segurança, custo e qualidade. Logo, a presença de boas ferramentas é fundamental para a execução de um bom trabalho. Continue a leitura e saiba quais não podem faltar!

1. Medidor de umidade

O medidor de umidade consiste em uma ferramenta essencial para a construção. Com ela, o profissional é capaz de identificar umidade que não é percebida de modo visual. Normalmente, o aparelho é utilizado quando as obras estão sendo finalizadas, com o intuito de encontrar possíveis problemas associados a vazamentos. Ainda é válido ressaltar que o medidor é usado, principalmente por encanadores. Sendo indispensável durante a realização de suas tarefas. 

2. Equipamentos de proteção

A segurança durante a realização de uma construção civil é indispensável. Por essa razão, os engenheiros devem usar os Equipamentos de Proteção Individual, como capacete, protetor auricular, óculos de proteção, máscaras e luvas para proteger a pele e botas de segurança com bico de PVC. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) garantem uma maior proteção aos profissionais e evitam que maiores contratempos ou acidentes aconteçam.

3. Esquadro

O esquadro é uma importante ferramenta de medição, sendo uma das mais importantes durante o dia a dia de um pedreiro. Afinal, com ela, é possível verificar os ângulos da construção e o profissional consegue se certificar de que as paredes estão alinhadas corretamente ou se as janelas e portas não estão tortas.

4. Prumo

O prumo é um item simples e muito útil no trabalho de um pedreiro. Saiba que existem dois tipos, o de face e o de centro. A principal finalidade da ferramenta é verificar o alinhamento das estruturas, para evitar erros que podem ocasionar diversos gastos, além de afetar a segurança do local.

5. Trena

Para garantir o sucesso da obra, as ferramentas capazes de realizar a medição do local não podem ficar de lado no projeto. Uma trena consiste em um fita métrica flexível e é utilizada para medir distâncias. Além disso, existem diversos tipos de trena, como a de aço, de fita e a laser. O equipamento é prático, sendo capaz de fazer a medição de elementos físicos e áreas quadradas.

6. Escalímetro

O escalímetro é uma ferramenta indispensável em uma construção civil, já que permite projetar desenhos em diversas dimensões. É muito utilizado para analisar e interpretar uma planta e transformar escalas.

7. Softwares

A tecnologia oferece diversas ferramentas digitais capazes de ajudar no desenvolvimento de projetos. Logo, contar com um sistema moderno para desenvolver uma obra é fundamental para garantir uma obra de sucesso.

Atualmente, os softwares são importantes recursos tecnológicos. Com eles, os projetos podem ser elaborados com uma maior precisão e os profissionais conseguem gerenciar melhor as suas tarefas, evitando diversos gastos desnecessários.

Por fim, contar com ferramentas para engenharia civil é indispensável para um serviço de qualidade. Assim, é preciso escolher itens que possam otimizar o trabalho e garantir o máximo de segurança.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber também as 6 vantagens do aço na construção civil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *