Como fazer um orçamento de obra eficiente? Confira!

Como fazer um orçamento de obra eficiente? Confira!

O orçamento de obra consiste em uma etapa fundamental no momento de realizar a construção. Por isso, é preciso saber quanto será gasto na realização de uma edificação para que se consiga fazer o controle de gastos. 

Saiba que se o orçamento não for bem realizado pode ocasionar diversos contratempos, como a falta de dinheiro e aumento no tempo de entrega da obra. Essa etapa não é uma tarefa fácil e necessita de muita atenção e cuidado. 

Continue a leitura e saiba a importância de realizar um bom orçamento de obras na construção civil!

O que é um orçamento de obra? 

O orçamento de obra é o cálculo dos custos para a realização de um projeto, desde o seu planejamento até a sua finalização, de acordo com um plano preestabelecido.

Uma das maiores satisfações do cliente e da empresa de construção civil é a finalização de suas atividades dentro do tempo previsto e com os gastos dentro do planejado. Mas é muito recorrente encontrar obras não encerradas por causa de um orçamento falho.

Para fazer um bom orçamento é preciso inserir em uma planilha os custos diretos e indiretos, imposto e o lucro que se deseja obter. Após ter todas essas informações em mãos, basta fazê-las.

Qual é a importância de ter um orçamento de obra bem definido? 

O orçamento de uma obra precisa ser estabelecido, uma vez que é muito importante para saber os gastos necessários para a execução da construção. Assim, o cliente e o empreiteiro conseguem saber exatamente qual o valor da obra e evitam maiores problemas futuros.

Sendo assim, é essencial buscar realizar uma programação de gastos conforme a realidade, levando em consideração cada etapa da construção. 

Além do mais, ao fazer um orçamento, os envolvidos na obra podem realizar mudanças nos materiais, com o objetivo de encontrar os melhores preços no mercado e, desse modo, deixar o processo de compras mais satisfatório.

Como fazer um orçamento de obras? 

Para que o orçamento de obras seja eficiente e consiga obter os resultados desejados, é primordial saber fazê-lo com cuidado. Confira como essa etapa pode ser executada!

Elabore um projeto e um memorial descritivo

O projeto e o memorial são importantes documentos, tendo em vista que eles apresentam detalhes da obra que será iniciada. Ao fazer um bom planejamento, garante a redução de falhas durante a sua realização. Somente com esses documentos é que os responsáveis saberão corretamente o que esperar durante a elaboração do orçamento.

Diversos profissionais conseguem elaborar um orçamento somente analisando o desenho desenvolvido. Ele é muito importante, mas apenas por meio dele não é possível ter todas as informações para calcular os materiais necessários e o tempo de duração.

Com um documento detalhado em mãos, o construtor terá informações aprofundadas e evitará que os detalhes passem despercebidos, já que isso pode afetar a compra dos materiais pelo cliente.

Calcule os gastos

Após fazer uma avaliação do projeto, é fundamental realizar o levantamento dos gastos financeiros necessários para a sua execução e os custos indiretos.

Os gastos decorrentes da obra são os materiais, revestimentos, louças, metais, entre outros itens para a sua construção. Já os custos indiretos estão relacionados aos equipamentos, consumo com água e energia elétrica, gastos com telefone, pagamento de mão de obra terceirizada, gastos com telefone, salários e outros. 

É preciso ter muita atenção e cuidado nesta etapa, pois não é nada satisfatório esquecer de algum material necessário para a realização da obra. Isso evita que o cliente tenha dores de cabeça.

Insira os impostos e as taxas 

Com a soma de todos os gastos mencionados anteriormente já é possível obter o custo total da obra. Basta que acrescente todos os encargos e impostos que incidem sobre a construção, além das taxas de permissão e licenciamento. Lembre-se que esse ainda não é o valor final, já que ainda é preciso acrescentar o seu lucro. 

Coloque o seu lucro 

O lucro é a remuneração que se deseja alcançar com o serviço prestado. Ninguém quer investir tanto tempo em um projeto sem ter uma remuneração em troca. É indicado aplicar a porcentagem desejada sobre o valor total.

Faça o fechamento da planilha orçamentária 

É preciso ter muita atenção ao fazer o fechamento da planilha da obra, pois é fundamental que as informações estejam bem organizadas para que todos os valores estejam bem estabelecidos para os clientes. 

É primordial apresentar uma planilha com a quantidade de materiais necessários e o preço de cada unidade final. Esse documento concentra todas as informações a respeito das quantidades e unidades de cada item que será usado, bem como os gastos unitários e valor total da obra. Saiba que muitos clientes exigem um cronograma físico-financeiro, ou seja, aquele que relaciona também os dias de execução.

Quais são os principais erros de um orçamento? 

É normal existirem diversas falhas em um orçamento de obra, pois alguns construtores não sabem analisar criteriosamente o projeto e fazem uma lista de materiais incompleta ou com excesso de produtos. Essa ação pode prejudicar sua reputação no mercado, pois os clientes não desejam ficar no prejuízo e gostam de ter surpresas durante o processo de construção. 

Dessa forma, esses erros precisam ser evitados. Uma obra já ocasiona elevados gastos, por isso muitas delas não são finalizadas e ficam pelo caminho. Para que isso não aconteça com você ou com sua empresa, procure ser o mais preciso possível nos seus cálculos. 

Portanto, um orçamento de obra é essencial para que ela ocorra da melhor forma e sem maiores problemas. É fundamental saber fazê-lo. Tudo precisa ser registrado em uma planilha, para saber os materiais usados, a quantidade e os valores. Não deixe de tomar cuidado nessa etapa.

Dessa forma, tudo é feito de forma eficiente. Para conseguir preços bons, é válido buscar por um fornecedor que ofereça produtos com um excelente custo-benefício. Ao comprar os materiais da obra, é necessário ir a diversas empresas, a fim de conseguir itens de qualidade e com o preço mais acessível.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *