Passo a passo: entenda como é a instalação da telha ondulada

telha ondulada

A telha ondulada é uma das opções mais escolhidas para coberturas. Trata-se de um material leve, durável e de fácil aplicação. Mas para ter um resultado satisfatório, é preciso seguir os passos corretos durante a instalação da cobertura.

Neste artigo, veremos de maneira simples quais são esses passos, para ajudar você em seu processo de instalação. Leia agora mesmo!

O que é uma telha ondulada?

A telha ondulada é um modelo amplamente utilizado para obras residenciais e industriais, especialmente em coberturas curvas. Ela é chamada de “ondulada” devido a seu formato transversal com ondas uniformes. Além de permitir um bom escoamento, também pode contribuir para uma boa estética da edificação.

Qual é o passo a passo da instalação da telha ondulada?

Acompanhe, a seguir, as recomendações de instalação das telhas onduladas.

Montagem

Com a estrutura pronta, as telhas podem ser içadas até a cobertura. A partir daí a recomendação é que comecem sendo posicionadas no sentido contrário ao vento, para se evitar acidentes. Além disso, é recomendado que o processo seja feito do ponto mais baixo para o ponto mais alto da cobertura, ou seja, começando no beiral e terminando na cumeeira. Isso garante maior estanqueidade e previne infiltrações quando a água da chuva escoar sobre a superfície do telhado.

Recobrimento e transpasse

No ponto de encontro lateral entre duas telhas deve existir uma intersecção chamada de recobrimento, deixando uma telha sobreposta a outra. No caso da telha ondulada, esse recobrimento deve ser de uma onda e meia (1,5 onda) para evitar que ocorram infiltrações. Já no encontro longitudinal entre as telhas, ou seja, no sentido que corre a água, também há uma intersecção chamada de transpasse. A indicação é que o transpasse tenha ao menos 20 centímetros de uma telha sobre outra.

Fixação das telhas

Com a telha posicionada, chega o momento de fixá-la na estrutura. O processo pode ser feito com fixadores autobrocantes no modelo 10-16 x 3/4″. Deve-se ter atenção ao torque com que se faz o trabalho, a fim de não apertar demais a broca e comprometer a integridade do anel de vedação do fixador.

Trânsito sobre a cobertura

Durante o trabalho de instalação das telhas, é normal que haja necessidade de deslocamento sobre a estrutura. O ponto de cuidado é que esse caminhar não deve ser feito diretamente sobre a telha. Normalmente, indica-se o uso de tábuas como passarelas, que, colocadas sobre ao menos 2 linhas de terças (apoios estruturais), podem distribuir o peso de quem estiver sobre a estrutura.

Utilizar telha ondulada para construir uma cobertura pode trazer muitos benefícios, especialmente se tratando de uma telha metálica, que possui alta durabilidade e baixo peso, favorecendo a construção mais simplificada da estrutura de sustentação. Deve-se apenas tomar os cuidados necessários em sua instalação para que o resultado atenda às expectativas.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e leia também o artigo sobre como instalar a telha do tipo sanduíche!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *