O que é telha termoacústica e por que ela é um bom investimento?

telha termoacústica

O cenário econômico do Brasil indica mudanças positivas para o segmento de construção civil. Isso significa que, mais do que nunca, é hora de investir em novas tecnologias, proporcionando aos clientes um trabalho executado com excelência e valor agregado na matéria-prima. Assim, entender o que é telha termoacústica sanduíche pode ser fundamental para alcançar esse objetivo.

Trata-se de um material que pode agregar bastante valor ao empreendimento que está sendo projetado, garantindo mais conforto térmico e acústico para aqueles que utilizarão o espaço. Esse tipo de utilidade de uma cobertura faz com que o imóvel seja valorizado e a ocupação de seu interior se dê em melhores condições, principalmente quanto a um trabalho eventualmente exercido.

Se você tem interesse no assunto e quer se manter por dentro das tendências do mercado da construção, não deixe de conferir este artigo. Continuando a leitura, você descobrirá o que é telha termoacústica e por que essa é uma inovação da construção civil capaz de revolucionar o mercado.

Siga em frente e aproveite os conhecimentos apresentados!

O que é telha termoacústica sanduíche?

Telhas termoacústicas são aquelas que, além de servirem como cobertura, também têm como função o isolamento da temperatura (termo) e do som (acústica). Também são conhecidas como telhas sanduíche, por serem estruturadas por duas placas metálicas de aço galvanizado (ou galvalume), posicionadas paralelamente e recheadas (tal qual um sanduíche) por um material isolante.

Em geral, esse material é gerado a partir de EPS (poliestireno, o famoso isopor) ou PUR (poliuretano), mas pode ser também lã de rocha ou de vidro. Os mais diversificados materiais visam a objetivos específicos, e tudo deve ser decidido conforme o que for mais adequado. Para isso, é preciso conhecimento sobre as distinções de cada tipo de telha e um bom planejamento para garantir uma execução segura e livre de falhas.

Dessa forma, a escolha a respeito do tipo de cobertura ideal deve considerar os detalhes de projeto. A finalidade de estrutura está implícita no trabalho executado pelo projetista (ou equipe deste). A empresa executora da construção deve seguir à risca as especificações e, assim, optar pelo modelo que atenderá aos requisitos de construção mais adequados ao trabalho em questão.

Nesse sentido, a telha termoacústica é sempre bem-vinda em áreas nas quais a troca de calor com o meio ambiente nunca deve acontecer. Existem processos de fabricação em que a manutenção da temperatura interna é primordial para a execução das atividades. Assim, o calor externo não pode entrar, nem o interno pode sair. Lembrando que não há movimento de frio, pelas leis da termodinâmica; tudo o que existe é transferência de calor.

Da mesma forma, ambientes que requerem isolamento acústico devem utilizar-se de coberturas com as telhas sanduíches. Para saber mais sobre a diferença entre o uso dos dois primeiros materiais em telhas termoacústicas (poliestireno ou poliuretano), confira nosso comparativo logo a seguir e veja qual deles é o melhor para o seu projeto!

Quais são as diferenças entre os isolantes poliestireno e poliuretano?

Por ter uma alta capacidade de conduzir calor (o chamado Fator K), o poliestireno conserva por mais tempo as temperaturas internas. Isso quer dizer que a condutividade é um fator decisivo entre os dois, aumentando ou reduzindo o isolamento térmico. Vale destacar que o poliuretano tem maior resistência à corrosão, sendo, portanto, mais indicado para locais de armazenamento de produtos químicos.

Outro ponto muito importante na comparação entre os dois materiais é a resistência ao fogo que cada um apresenta. Nesse quesito, o poliuretano tem larga vantagem frente ao seu concorrente, pois pode resistir a temperaturas na casa dos 370 graus Celsius. E dependendo da concentração de carbono adicionado na sua fabricação, esse valor pode ser ampliado.

Já o poliestireno apresenta derretimento quando exposto a temperaturas entre 90 e 150 graus Celsius. Como se pode ver, é uma diferença considerável. Se a segurança contra incêndios for uma prioridade, certamente o poliuretano deve ser a opção escolhida. Para gerar o efeito isolante desejado, a espessura das chapas deve ser de, no mínimo, 30 mm, mas a medida pode variar conforme a necessidade do cliente.

Como é feita a aplicação dos revestimentos?

A aplicação dos revestimentos das telhas pode ser feita de duas formas. A primeira delas é por meio da colagem do material isolante, ou seja, o material responsável pelo isolamento é colado nas paredes internas da telha sanduíche, promovendo seu efeito isolante. Isso é visto no caso do isopor nas telhas de EPS.

Já a segunda forma de aplicar o revestimento em uma telha termoacústica consiste em fazer a união das placas por meio da injeção contínua do produto que será usado entre elas. Assim que a aplicação tem seu fim, obtém-se o produto final com as placas metálicas pelo lado externo e com seu interior preenchido com o material isolante. Esse é o caso das telhas de PIR e PUR.

Como escolher o melhor revestimento para a telha termoacústica?

Para poder adicionar mais qualidade às telhas, elas costumam receber um revestimento quando saem de fábrica, que pode variar de acordo com as suas necessidades. Veja, a seguir, quais são os principais e como são suas principais qualidades. Perceba o que realmente importa na hora de escolher o mais adequado para os seus projetos e acerte de cheio na escolha!

Simples

Como o nome já deixa a entender, este é o acabamento básico, tendo uma simples camada de metal. É muito mais utilizado em lajes de locais com pouca necessidade de proteção. Não oferece muita qualidade, mas seu custo de aquisição e instalação é relativamente menor, e isso ajuda em certos projetos pequenos que demandam menores investimentos.

Forro

O acabamento em forro é muito mais usado para revestimento de áreas internas, permitindo que essas telhas sejam usadas também como isolamento termoacústico entre diferentes cômodos de um edifício. Além de ter um custo relativamente baixo, ele também proporciona um acabamento estético bem eficaz e pode ser integrado com outros materiais para criar a aparência ideal.

Dupla

Se você vai utilizar esses materiais em espaços onde os dois lados da telha ficam aparentes (como é o caso de portas de garagem e galpões), então precisa de um revestimento mais encorpado nas duas faces. O revestimento duplo proporciona a proteção necessária para evitar desgaste prematuro das suas telhas, mesmo com a superfície extra exposta.

Com pintura

Em alguns casos, vale a pena fazer uma pintura adequada em sua telha termoacústica antes de instalá-la. Primeiramente, você terá o design que deseja para combinar com o restante do local. Segundo, a tinta também serve como um isolamento bem eficaz, impedindo que haja oxidação do material por ocasião de chuvas.

Isopor

O revestimento de isopor pode não ser a sua primeira ideia, mas ele ainda é muito eficaz em vários aspectos. Além de ter as qualidades de isolamento que você precisa, ele também é um bom material para retardar chamas em caso de incêndio. É 100% reciclável, e seu custo de investimento é menor que o de algumas alternativas, apresentando uma excelente relação de custo-benefício.

Lã de rocha

Por outro lado, para quem está disposto a fazer um investimento mais alto, a lã de rocha costuma ser uma das melhores opções disponíveis. Sua composição a torna bem leve, sendo fácil de incluir em várias estruturas e projetos. Além disso, ela tem o melhor isolamento acústico, bom isolamento térmico e altíssima resistência ao calor, sendo ótima para garantir a segurança de áreas onde há alto risco de incêndio.

Por que usar telha termoacústica?

Agora que já explicamos o que é telha termoacústica, seus revestimentos e descrevemos por que e como fazer tais revestimentos, falaremos um pouco das razões pelas quais essa opção deve ser considerada em seus próximos projetos. Acompanhe as observações a seguir para fazer um bom planejamento e a execução de sua obra.

Embora seu uso seja muito comum em coberturas de galpões, as telhas sanduíche também vêm sendo adotadas em projetos domésticos — tanto para as residências simples quanto para as mais sofisticadas. Isso porque o uso do material, além de ser benéfico para a natureza, traz economia ao eliminar a necessidade de construir lajes, bastando um forro de gesso para dar acabamento interno ao imóvel.

Além disso, hoje em dia, os estreitamentos de obras não exigem alvenaria de cerâmica para isolar o ambiente. Para isso, basta uma telha termoacústica aplicada na vertical, dando ao espaço todas as vantagens que o material pode oferecer. Caso a intenção não seja deixar as placas à mostra, é possível usar steel frame ou dry-wall, por exemplo, como estratégias de revestimento, garantindo um acabamento melhor ao cômodo.

Essa técnica é bastante econômica e rápida, pois reduz a quantidade de mão de obra necessária para executar o projeto. Isso ocorre uma vez que a construção não precisará de pedreiros para fazer o corte das paredes, assentar os blocos, rebocar ou realizar outros trabalhos do gênero.

Além de gerar redução de custos, as telhas termoacústicas são uma alternativa sustentável para o segmento de coberturas, em razão da economia de energia gerada, da possibilidade de reciclagem do material e do uso de resíduos pouco nocivos ao meio ambiente em sua produção.

Outro diferencial das telhas termoacústicas é a aparência. Com a popularidade do famoso estilo industrial, essas peças passaram a ser incorporadas aos projetos como forma de agregar valor estético ao imóvel — além, é claro, das vantagens que citaremos logo a seguir.

Quais são as principais vantagens da telha termoacústica?

As termoacústicas não são as telhas favoritas dos engenheiros por um mero acaso do destino. Na verdade, elas garantem tantas vantagens para quem opta por usá-las que nós apostamos que, após ler este artigo, você também estará convencido de implantá-las em todos os seus projetos!

Quer saber quais são esses benefícios? Então, veja a nossa lista a seguir.

  • proporcionam um custo-benefício melhor do que os demais modelos;
  • geram economia na estrutura metálica;
  • têm excelente vedação e acabamento;
  • não absorvem água, evitando o surgimento de vazamentos e mofos;
  • alguns revestimentos térmicos são retardantes de chamas (autoextinguíveis) e alguns modelos podem até mesmo ser resistentes ao fogo;
  • reduzem significativamente os ruídos externos;
  • alguns modelos são bem leves;
  • apresentam grande resistência contra o ataque de pragas em geral, como animais roedores, insetos e fungos;
  • têm grande durabilidade em regiões com maresia, sendo resistentes à corrosão;
  • garantem mais economia em ar-condicionado e demais equipamentos de refrigeração;
  • geram grande economia de energia elétrica;
  • são fáceis de ser instaladas;
  • além da função de cobertura, podem ser utilizadas em fechamentos laterais;
  • não quebram com facilidade;
  • são feitas sob medida;
  • são um produto sustentável;
  • têm montagem fácil, rápida e limpa;
  • apresentam excelente custo-benefício.

Qual é o custo-benefício das telhas termoacústicas?

Como mencionamos anteriormente, uma das grandes vantagens do uso das telhas termoacústicas é o seu custo-benefício. Esse tipo de telha destaca-se por ter a resistência como uma de suas características principais. Por aguentar naturalmente a exposição a diversos materiais, sua vida útil costuma ser muito mais extensa do que a das telhas convencionais.

Além de sentir a economia no bolso devido à resistência e à redução de gastos com equipamentos de refrigeração, é possível aumentar o vão entre os apoios da estrutura para telhado, dependendo da espessura das telhas. Espaços com distâncias de 1 metro podem tornar-se maiores conforme o modelo e a largura da peça escolhida. Essa também é uma forma de reaproveitar a estrutura, evitando gastos e preservando a utilidade do material.

O que levar em conta na instalação das telhas?

Antes de tudo, é importante mencionar que, para que uma edificação receba corretamente a aplicação das telhas sanduíche, sua instalação precisa estar prevista desde o projeto. Isso faz com que as condições para o assentamento do revestimento estejam ideais, e desviar-se das especificações pode resultar em um trabalho insuficiente para atender às necessidades da edificação.

Além disso, também é fundamental preservar o encaixe das telhas, valorizando suas ondulações e garantindo que as emendas não fiquem expostas, o que poderia ocasionar um deslocamento. Com uma possível abertura entre uma telha e outra, o efeito de isolamento térmico e acústico poderia simplesmente ser perdido. Dessa forma, o investimento feito em uma cobertura especial estaria fadado a um rápido desperdício.

Outro ponto de fundamental importância diz respeito ao armazenamento das telhas quando de seu recebimento até o momento de fazer sua instalação. É preciso ter um grande cuidado em relação à umidade, e as telhas jamais podem ser atingidas por água da chuva, por exemplo. Isso alteraria as propriedades do material e prejudicaria sua funcionalidade. Assim, elas devem ser mantidas secas durante todo o tempo que estiverem guardadas.

telha termoacústica sanduíche

Como é feito o processo de manutenção?

Como todo e qualquer material que esteja exposto às ações da natureza e do homem, as telhas termoacústicas também precisam de manutenção e conservação. Separamos algumas dicas que podem ajudar a manter a conservação e durabilidade do material. Acompanhe:

  • é muito importante estar atento à existência de materiais que possam impedir que a água da chuva escoe, pois, quando retida, pode causar pontos de corrosão na peça, mesmo ela sendo bastante resistente;
  • para garantir bom funcionamento e boa apresentação estética, é importante manter a peça limpa – para isso, basta utilizar máquinas de pressão e sabão neutro durante procedimentos de limpeza efetuados regularmente;
  • com a exposição constante a intempéries, a peça colorida pode sofrer descoloração, assim como os carros que ficam estacionados com frequência em ambientes desprotegidos do sol e da chuva – nesse caso, é possível pintar novamente a telha, sempre consultando e seguindo as recomendações do fabricante.

​Além disso, é preciso ter cuidado com instalações feitas no telhado, como antenas e caixas d’água. Para evitar danos ao material, conte sempre com o auxílio de profissionais experientes e especializados.

Como investir em telha termoacústica sanduíche?

Se você está convencido de que investir em telhas termoacústicas é uma boa solução para o seu negócio, lembre-se de que é muito importante escolher os melhores parceiros. Um resultado ruim em um trabalho terceirizado no segmento da construção civil pode impactar o andamento de toda a obra. Para evitar que isso aconteça com você, fique atento a algumas dicas para escolher o fornecedor ideal.

Estude a reputação e a história dos fornecedores

Muitas vezes, o preço é o fator de maior destaque em uma negociação, mas não se deixe levar apenas por esse aspecto. Conhecer a história da empresa, seus cases de sucesso e alguns dos trabalhos executados ajuda a entender se o potencial parceiro é, de fato, uma autoridade no segmento.

Busque indicações com quem já trabalhou com a empresa

Nada melhor do que ouvir antigos clientes para atestar a qualidade de um fornecedor. Entre em contato com alguns deles e faça perguntas-chave para determinar sua escolha. O testemunho positivo de pessoas que já trabalharam com determinado parceiro joga a favor de sua escolha no final do processo de pesquisa.

Conheça as certificações e especializações da equipe de atendimento

Perceber os pontos fortes da equipe que poderá prestar o serviço a você contribui para o aumento da credibilidade e confiança gerados pela empresa. Isso é o que se conhece como pós-venda e é de especial importância em uma negociação desse tipo.

Procure saber sobre a procedência dos materiais utilizados

Saber se o material utilizado pelo fornecedor é de qualidade pode evitar prejuízos futuros na obra. Busque saber se os produtos estão de acordo com as normas e técnicas do segmento para fazer um bom negócio. Saber se o fornecedor tem as certificações da área também é altamente relevante.

Conhecer o que é telha termoacústica sanduíche e como incorporá-la aos seus projetos certamente agregará um imenso valor às obras entregues. Além disso, é preciso observar as formas mais seguras de aplicar os tipos de telhas, o que inclui planejamento e execução conforme o mais adequado para o uso dessa modalidade de cobertura. Lembre-se, também, de seguir as dicas dadas neste artigo para aproveitar ao máximo as funcionalidades do material, obtendo o máximo de desempenho de sua edificação.

Agora chegou a hora de decidir se é o momento de adotar o item em seus projetos. Caso queira o apoio de uma empresa com tradição e experiência no segmento de construção civil, entre em contato conosco, para que possamos estudar as melhores opções para o seu empreendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *