Construção sustentável: veja as vantagens das telhas termoacústicas

telhas termoacústicas

A construção civil tem um papel importante no processo de alcance dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável. Afinal, esse é um dos setores que mais consomem recursos naturais e produz resíduos sólidos e gasosos, além de utilizar energia de forma intensa. Sendo assim, a sua ação gera um grande impacto ambiental.A fim de minimizar os efeitos nocivos no meio ambiente é que surgiu o conceito de construção sustentável. O objetivo dessa prática é restaurar e manter a harmonia entre a natureza e o ambiente construído, criando alternativas para diminuir o consumo de produtos e energia.

Nesse contexto, surge a telha termoacústica, visto que um dos pontos mais relevantes em uma construção sustentável é a cobertura ou telhado. Portanto, saiba o que é esse produto, porque ele é utilizado em construções sustentáveis e quais são as vantagens desse tipo de material. Acompanhe!

O que são telhas termoacústicas?

O desenvolvimento da tecnologia na área de construção civil permitiu que produtos de estética agradável, funcionais, de rápida e fácil instalação e de preços mais atrativos fossem criados. Esse é o caso da telha termoacústica, cobertura criada com o objetivo de isolar tanto a temperatura quanto o som.

Também denominadas de telhas sanduíche, elas são feitas de material metálico e são consideradas as telhas mais completas no quesito galvanização. Sua estrutura é feita a partir da união de duas chapas de aço galvanizado, galvalume, aço inox ou alumínio com um material isolante entre elas.

A grossa camada de isolante térmico e acústico é feita, geralmente, de PU (poliuretano), polímero que constrói um material sólido com textura semelhante a espuma. Por esse motivo, esse material também é amplamente utilizado na fabricação de frigoríficos, colchões até mesmo palmilha de sapato. No entanto, outros elementos também são utilizados para fazer esse isolamento, sendo os mais comuns o poliestireno , o EPS, a lã de rocha e o vidro.

Acredita-se que o EPS é um material leve, barato e útil para quem busca o conforto acústico e térmico. As lãs minerais, como rocha e vidro, são mais empregadas para o isolamento de ruídos. Já o PU é mais eficaz quando o assunto é temperatura. Sendo assim, é possível montar o núcleo da telha sanduíche de acordo com a necessidade do ambiente.

Como são produzidas?

A telha do tipo sanduíche pode ser produzida de duas maneiras. A primeira, chamada de dupla, é amplamente utilizada e se caracteriza por duas chapas metálicas e um revestimento do tipo termoacústico entre elas.

Já a telha sanduíche simples recebe apenas uma placa de aço, que fica na parte exposta ao ambiente. A parte interna é feita de folha de alumínio ou um filme e há aplicação de revestimento termoacústico no interior. Esse modelo tem um preço inferior ao primeiro citado, no entanto, sua eficiência é menor.

Quais são as vantagens de aplicá-las na construção?

Isolante térmico

As telhas do tipo sanduíche são amplamente conhecidas em países frios, em que é preciso conter o calor dentro do ambiente. Em territórios quentes elas podem ser usadas de forma contrária — ou seja, para manter o calor isolado no ambiente externo, mantendo a temperatura interna agradavelmente fria.

Isso acontece porque os materiais usados para a fabricação da telha tem baixa condutividade térmica e, assim, reduz-se a troca de calor entre os ambientes.

Isolante acústico

O revestimento interno, normalmente feito de poliuretano ou isopor, impede que o som do ambiente interno escape. O mesmo acontece com o som externo, que não consegue penetrar na casa ou galpão.

Essa é uma grande vantagem, principalmente para pessoas que moram em grandes cidades onde o fluxo de veículos e pessoas e o trânsito aéreo é intenso. Atualmente, as telhas termoacústicas têm o melhor isolamento acústico disponível no mercado.

Impermeável

O aço galvanizado usado na construção das telhas sanduíche impede que a água seja absorvida. Dessa forma, não há risco de infiltração ou goteiras dentro de casa, visto que toda a água proveniente da chuva escorrerá para a superfície.

Durável

O aço galvanizado entrega outro benefício às telhas termoacústicas: não há perigo de ferrugem. Isso acontece porque, em sua superfície, há uma camada de zinco que impede que ocorra a corrosão do material e, consequentemente, a ferrugem.

Feita sob medida

Infelizmente, os recursos utilizados na construção civil são desperdiçados com frequência. Por isso, optar por telhas termoacústicas é uma boa ideia para minimizar o desperdício, visto que elas são feitas sob medida — ou seja, conforme a demanda da construção.

Além disso, a produção de demanda permite que as telhas termoacústicas sejam usadas de formas criativas. É possível, por exemplo, citar a construção de paredes que necessitam de isolamento acústico, como as de estúdios musicais.

Qual é o impacto dessa ação na sustentabilidade?

A primeira vantagem para o ambiente é a não absorção de calor, o que não estimula o aquecimento global. Além disso, devido a essa característica, o ambiente se torna mais agradável, o que permite economizar com o custo de energia elétrica, visto que o uso de ar-condicionado e ventilador para refrescar o ambiente será reduzido.

Acredita-se que a economia pode chegar a até 40% do total, o que também é benéfico do ponto de vista da emissão de CO2 na atmosfera. A redução do gasto de energia elétrica pode se potencializar na cobertura se for utilizado telha translúcida ou instaladas venezianas industriais, a fim de aproveitar a luz natural do dia.

Outra vantagem que pode ser explorada pela construção sustentável é a possibilidade de reciclar as telhas termoacústicas após o fim de sua vida útil, que pode durar até 50 anos. Isso porque todos os materiais utilizados em sua composição são recicláveis e não precisam ser repostos precocemente, já que são duráveis e resistentes.

[rock-convert-cta id=”4199″]

Por fim é interessante citar que, durante o processo de produção das telhas sanduíches, nenhum resíduo agressivo para o meio ambiente é gerado e os que são produzidos podem ser reaproveitados para outros fins.

Além de sustentáveis as telhas termoacústicas garantem uma estética agradável e um bom custo-benefício para a obra. E então, entendeu como elas podem ser aplicadas na construção sustentável? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros tópicos sobre sustentabilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *