Confira os 4 principais usos de telhas perfuradas!

telha de casa de telhas perfuradas

A telha perfurada é uma das tecnologias mais interessantes da construção civil em relação aos telhados e coberturas. Por meio dela, é possível realizar projetos inovadores, com um excelente recurso termoacústico e diversos benefícios que não estão restritos ao uso apenas em telhados, mas em diversas outras superfícies.

Com isso, à medida que as técnicas de construção e de conforto termoacústico ficam mais populares, esse tipo de material tem se tornado uma tendência do mercado arquitetônico. Quer entender melhor sobre as telhas perfuradas e os usos mais frequentes para esse tipo de material? Então siga a leitura e confira nosso post!

O que são telhas perfuradas e como se diferenciam?

A telha perfurada pode ser feita de aço galvanizado, aço zincalume ou aço galvalume. Durante o processo de fabricação, as chapas metálicas são perfuradas mecanicamente e dobradas. Em relação aos furos, seguindo os padrões técnicos da NBR 14.514, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, as telhas perfuradas da Regional Telhas apresentam as seguintes características:

  • padrão de perfuração de 2,4 mm de diâmetro e espaçamento entre centros de 4 mm;
  • uma área de abertura de 32,5% na espessura a partir de 0,65 mm.

Em relação às dimensões e às dobras, elas poderão ser fabricadas nos seguintes padrões:

  • RT10/1090;
  • RT17/980;
  • RT25/1020;
  • RT 35/1050;
  • RT40/980;
  • RT40/1020;
  • RT100/952;
  • RT120/900.

Após esses processos, é necessário realizar um serviço de pós-pintura com a finalidade de revestir os furos.

Quais são as suas principais características?

As telhas termoacústicas são materiais extremamente úteis e versáteis em vários tipos de projetos. Ademais, podem ser aplicadas como estruturas laterais, substituindo paredes e divisórias. O segredo de seu sucesso é a simplicidade do mecanismo: são realizados diversos furos circulares bem pequenos em toda a peça.

Assim, é possível manter a passagem de luz e ar pelas frestas, resultando em diversas aplicações — frequentemente muito inovadoras. Por exemplo, elas podem ser empregadas na construção de brises, na composição de sistemas termoacústicos, em fechamentos que necessitam de ventilação e iluminação naturais, em gradis e divisórias, entre outras estruturas. Isso tudo por conta de suas características peculiares.

Quais são os 4 principais usos de telhas perfuradas?

Com a intenção de saber como considerar esse tipo de recursos em seus projetos, vale a pena conhecer algumas das formas tradicionais de uso. Veja, a seguir, quais são as diferentes alternativas para usar as telhas perfuradas em suas obras!

1. Aplicação em sistemas sanduíche de telhas acústicas

Os sistemas sanduíche de telhas metálicas ficaram bem populares nos últimos anos, pois compensam um problema significativo das opções tradicionais — o mau isolamento termoacústico. O metal é um excelente condutor tanto de calor quanto de sons.

Portanto, no intuito de otimizar o conforto nessas aplicações, foi criada uma estratégia em que duas chapas metálicas são associadas a um núcleo de isolante eficiente, como a lã de vidro, a lã de rocha e o poliuretano.

No entanto, enquanto isso resolvia os problemas relacionados à transmissão de calor e à entrada de sons no ambiente, mantinha outro problema acústico das telhas metálicas — a reverberação. Mais conhecida como eco, ela ocorre quando as ondas sonoras colidem com uma superfície sólida e rígida, voltando para o ambiente de emissão.

A partir disso, os engenheiros de produtos construtivos elaboraram uma solução bem engenhosa. Em vez de uma telha compacta na parte inferior do sanduíche de telhas, eles inseriram um modelo furado. Com isso, as ondas sonoras entram em contato com o isolante térmico, o qual mitiga o impacto delas e evita que grande parte dos sons potencialmente reverberantes volte para o ambiente.

Consequentemente, além do excelente isolamento dos sons externos, não ocorrerão, também, os incômodos ruídos da reverberação. A essa característica, damos o nome de alta absorção acústica do ambiente interno.

2. Utilização como parede ou divisória interna

Fora dos sistemas sanduíche, as telhas perfuradas também encontram aplicações bem interessantes. Elas geralmente estão relacionadas à capacidade de transmissão de luz pelas frestas ou de ventilação natural, o que oferece maior sustentabilidade à construção e à implementação de conceitos de design biofílico. Portanto, nesses casos, não são preenchidas com isolantes.

Portanto, geralmente, são utilizadas apenas em superfícies com exposição à luz do sol, como as paredes em contato com o meio externo. Aqui, a versatilidade da telha dará espaço para a criatividade do arquiteto, o qual pode planejar estruturas, como:

  • empregar duas camadas de chapas metálicas móveis inseridas em trilhos, uma perfurada (barreira parcial) e outra sólida (que atuará como barreira completa), sendo possível que, manual ou eletronicamente, o usuário controle a quantidade de luz e ventilação natural que entra no ambiente;
  • usar esse mesmo conceito para a criação de claraboias nas lajes e nos telhados das construções, aprimorando qualquer tipo de estrutura, desde galpões até residências;
  • nas áreas externas, podem ser empregadas como paredes ou divisórias, tanto com a intenção de dar um efeito estético diferenciado quanto a fim de melhorar a circulação de ar.

Como divisórias internas, essas telhas proporcionam maior circulação do ar. Assim, pode-se aproveitar melhor a circulação do ar refrigerado pelos ares-condicionados ou evitar seu uso com um bom sistema de ventilação natural.

3. Acabamento estético de fachadas

Outro uso bem interessante é sua aplicação no acabamento estético. Com o objetivo de transmitir uma mensagem mais futurista ou industrial, muitos arquitetos residenciais ou corporativos utilizam as telhas perfuradas para construir fachadas inovadoras.

Elas também podem ser integradas com outros materiais a fim de promover o melhor acabamento, além de reforçar a estrutura. São excelentes para projetos em que o espaço e os recursos são limitados, sendo necessário agir com o máximo de eficiência possível.

Para designers e arquitetos especialmente criativos, os furos também podem ser usados como parte da composição do espaço, permitindo que a luz passe em um ângulo específico. E não deve haver grandes perdas do ponto de vista da engenharia, já que o material requer apenas uma base para se manter.

4. Circulação do ar em áreas internas

Existem vários exemplos de cômodos e outras áreas em um projeto que se beneficiam bastante de ter uma corrente de ar, especialmente em quartos e áreas de uso comum.

Porém, dependendo da posição e da localização, pode ser difícil criar um ambiente que favoreça a ocorrência de uma corrente de ar. Ou, quando isso é possível, há o risco de o vento se tornar muito forte.

Nesses casos, as telhas perfuradas costumam ser uma ótima alternativa. Se forem aplicadas em áreas específicas, podem promover a passagem do ar na medida ideal, sem comprometer a privacidade do local nem exigir grandes mudanças muito profundas no projeto original.

Quais são as principais vantagens das telhas perfuradas?

Existem vários benefícios que surgem como consequência das possibilidades de uso desse tipo de telha. Assim, conhecer tais vantagens pode ajudar você na sua tomada de decisão. Para isso, destacamos cada uma delas abaixo. Continue a leitura e confira!

Redução de custos

Um dos principais fatores considerados na hora da construção, é relacionado aos custos que podem surgir. Assim, é importante encontrar maneiras de reduzir os gastos sem perder a qualidade da obra. Nesse sentido, as telhas perfuradas representam uma opção interessante.

Por meio delas, pode-se utilizar menos material para a construção da peça, sem comprometer a qualidade dos sistemas de telhas sanduíche. Além disso, são itens consideravelmente mais baratos do que muitas outras estruturas utilizadas para iluminação ou ventilação naturais.

Assim, você ganha em qualidade e traz maior vantagem financeira, alcançando mais eficiência nos projetos. Portanto, vale a pena considerar as telhas perfuradas na hora de selecionar os melhores materiais para as obras.

Ótima durabilidade

A durabilidade e qualidade do produto são outros fatores que precisam ser levados em conta no momento de definir quais serão os materiais utilizados em um projeto. Assim, ter itens resistentes e que aumentem a satisfação de quem vai morar no imóvel é importante.

Nesse sentido, as telhas perfuradas são fabricadas a partir de materiais muito resistentes aos danos físicos e químicos. Também, apresentam excelente durabilidade, gerando redução na preocupação com gastos em manutenção, por exemplo.

Além de as telhas perfuradas oferecerem alta durabilidade, é possível assegurar aos clientes que não vão enfrentar problemas relacionados à conservação do telhado.

Visual atrativo

Construir um projeto bonito e que agregue valor visual é fundamental para aumentar as indicações do seu trabalho e garantir uma boa demanda pelos serviços de engenharia.

Esse é outro diferencial importante das telhas perfuradas. Elas oferecem a possibilidade de trabalhar com diversas cores, aumentando as opções que os consumidores têm na hora de pensar no projeto da casa.

Além disso, para os que querem um recanto mais resguardado, elas mantêm a privacidade no local, sem atrapalhar a circulação do ar. Assim, obtém-se qualidade de vida e tranquilidade para aproveitar o ambiente interno. As telhas também podem ser aplicadas como brise-soleils, proporcionando ainda mais charme ao local.

Como elas ajudam a tornar um projeto mais sustentável?

A sustentabilidade das telhas perfuradas pode ser vista de ponta a ponta em seu ciclo de vida:

  • na fabricação, utiliza-se menos metal do que seria empregado em uma telha metálica, impactando menos a exploração dos recursos naturais, além de serem feitas com materiais recicláveis de alto valor agregado, podendo ser reinseridas no ciclo produtivo com facilidade;
  • nos processos de instalação, são fixas às estruturas com o uso mínimo de materiais, sendo quase todos eles igualmente recicláveis;
  • durante o uso, trazem a ventilação e a iluminação naturais para o ambiente interno, reduzindo os custos com energia elétrica devido à climatização e às luzes artificiais.

Portanto, caso deseje elaborar projetos mais sustentáveis, usar as telhas perfuradas é uma ótima alternativa.

Como escolher as melhores telhas perfuradas?

Para poder aproveitar ao máximo os benefícios dessas telhas, também é importante saber como escolher as melhores opções disponíveis. Veja aqui algumas dicas que vão ajudar você.

Avalie a reputação dos fornecedores

O ponto de partida para qualquer compra em maior escala é conhecer os seus fornecedores. Hoje em dia, graças à internet, há muitas formas práticas de buscar informação sobre empresas e conhecer um pouco mais sobre o trabalho delas.

Esse ponto também vale para os produtores de telhas. Além de visitar o site da empresa, você pode buscar avaliações de outros clientes, reclamações registradas, entre outros dados que ajudam a tomar uma boa decisão em seu planejamento de obra.

Compare a durabilidade do material

Se possível, avalie diretamente uma amostra das telhas e analise suas qualidades. Teste a flexibilidade, o peso e a forma como os furos são feitos. Você pode notar algumas diferenças entre cada opção, o que ajuda a planejar melhor o projeto.

Veja as opções de personalização

Muitos fornecedores oferecem alguma variedade nas opções de telha em relação ao tamanho, disposição, proporções ou outras características. Quanto maior for a variedade de personalização, maior tende a ser a especificidade do material. Como consequência, você pode fazer um pedido que seja mais adequado ao seu projeto em particular.

Busque a melhor relação entre custo e benefício

Por fim, mas não menos importante, você deve comparar também o valor das telhas recebidas em relação ao preço cobrado. Nesse ponto, é necessário levar em conta diversos fatores além do produto, como o atendimento, o tempo de entrega, a personalização etc. Uma boa dica é buscar junto a outros clientes uma opinião, a fim de avaliar bem os diferenciais do que pode ser oferecido e se tudo atenderá às suas necessidades.

Por que contar com a Regional Telhas?

A Regional Telhas conta com ampla experiência nesse mercado e dispõe de cinco unidades de fabricação distribuídas pelo Brasil para facilitar o atendimento em sua região. Por meio de um sistema de produção sob medida, você consegue ter acesso às telhas conforme precisa em seu projeto, evitando desperdícios e demais custos inerentes a um uso de materiais sem um bom planejamento.

Além disso, há melhores preços, visto que a produção não necessita de estoques até a hora da compra pelo consumidor final. Assim, é possível obter excelentes preços e ótimos prazos para receber suas telhas.

Por fim, como há variados usos para telha perfurada, o material é excelente para quem quer agregar inovação estética, sustentabilidade e conforto termoacústico aos seus projetos. Na Regional Telhas, você encontra opções em diversas cores e dimensões para atender exatamente ao que você precisa.

Quer desfrutar dos benefícios desse tipo de telha em seus projetos futuros? Então entre em contato conosco e confira qual alternativa é mais adequada para o seu perfil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *