Já ouviu falar na telha translúcida? Veja os motivos para adotá-la na obra

telha translúcida

O uso de materiais mais modernos na construção civil faz uma grande diferença no resultado final. Não só isso pode aumentar a qualidade da obra para o cliente final, como também pode ajudar na maior sustentabilidade e combinar com a aparência do espaço ao seu redor. E um dos recursos à sua disposição aqui é a telha translúcida.

Você já deve ter uma ideia do que esse material representa, mas ainda é bom ter um esclarecimento maior sobre como ele deve ser usado. E, com um pouco de informação, você também verá como é uma boa ideia começar a incluí-lo em seus projetos.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a telha translúcida, suas principais qualidades e mais alguns detalhes que você deve ter em mente. Acompanhe.

O que é como funciona a telha translúcida?

Como o nome já diz, trata-se de um tipo de telha por meio da qual a luz passa, iluminando o interior do imóvel, mas que tem uma textura na superfície que borra a imagem. Porém, não se trata de uma placa de vidro, pois ela apresenta a resistência e outras qualidades necessárias para cumprir sua função. Para isso, ela é feita com outros materiais, como polipropileno.

É importante diferenciar essas telhas das transparentes, que permitem uma visão clara através de sua superfície. Nas translúcidas, a tendência é que a luz fique mais difusa, além de haver um bloqueio parcial do calor.

Quais são as principais vantagens de usar a telha translúcida em sua obra?

A inclusão desse tipo de material em projetos novos ou na reforma de projetos antigos não é tão recente, mas ainda precisa ganhar mais atenção. Há muitos benefícios que ela pode oferecer ao projeto. Vejamos alguns exemplos.

Aproveita melhor a luz do dia

O principal propósito desses tipos de telha é garantir que o cômodo fique iluminado por mais tempo sem a necessidade de ligar luzes elétricas, o que ajuda a criar uma iluminação mais natural e relaxante. O modelo translúcido também evita o excesso de luz, pois sua superfície também faz sua difusão.

Outro benefício associados a isso está nas despesas do imóvel ao projetar o telhado. Com menos tempo de uso da energia elétrica, a conta de luz também diminui, o que compensa bastante o investimento no médio e longo prazo. Excelente tanto para imóveis comerciais quanto para moradias.

Bom acabamento estético

Mesmo que a iluminação não seja uma preocupação imediata, a telha translúcida também pode ser usada para fins estéticos. A combinação da textura com a presença da luz no dia a dia pode ser excelente para a composição de determinados ambientes, contribuindo para seu acabamento.

Basta fazer a troca das telhas tradicionais por modelos translúcidos em pontos estratégicos e você verá uma diferença considerável em sua qualidade do visual. Tudo isso sem ter que recorrer a técnicas mais complexas nem ter que fazer muitas mudanças em seu projeto original.

Alta durabilidade

Algo que muitas pessoas não notam sobre as telhas translúcidas é que seu material é, na realidade, bem resistente a intempéries e outros danos. Mesmo que pareçam ser feitas de vidro, cada placa é criar com um polímero bem resistente, tanto quanto qualquer telha, se não mais.

Isso significa, primeiramente, que não é necessário sacrificar o tempo de vido das telhas para conseguir os demais benefícios. Dessa forma, você pode fazer essas alterações no projeto com o mínimo de interferência em suas ideias originais, ou mesmo trocar todas as telhas usadas sem comprometer a estrutura.

Valorização do imóvel

Tudo que melhora a qualidade de vida dentro de um imóvel, que reduz seus custos de manutenção ou que melhora sua aparência é uma forma de valorização. Para muitas pessoas, a aquisição de um imóvel é feita com a intenção de promover essa valorização por meio de reformas e melhorias internas, para compensar seu investimento.

Um dos trabalhos do engenheiro é garantir que essa valorização seja sempre promovida quando possível, seja com melhores materiais, seja pelo seu melhor uso. E telhas que promovem um aprimoramento estético, economia de energia e maior durabilidade se encaixam nesse tipo de valorização.

Facilidade de manutenção

Por fim, mas não menos importante, é necessário pensar em como seu uso afeta os custos de manutenção do imóvel a longo prazo. O investimento e demais economias não compensam muito se o material precisa de muito mais cuidado no dia a dia para manter o nível de qualidade desejado.

Na realidade, elas precisam de bem menos cuidados que a maioria das telhas comuns. Basta fazer uma limpeza regular em sua superfície para que a luz não seja bloqueada e verificar as junções e pontos de fixação. Fora isso, não é necessário se preocupar mais do que você normalmente faria com telhas de metal ou barro.

O que você precisa saber sobre a instalação da telha translúcida?

Assim como qualquer outro material, uma telha translúcida também requer alguma atenção da sua instalação. Mesmo que as mudanças sejam pequenas, ainda é bom mantê-las em mente para minimizar perdas durante o projeto.

É bom esclarecer que essas telhas não são mais difíceis de usar e instalar do que qualquer outro tipo. Na maioria dos casos, elas apresentam os exatos formato e estrutura usados para a construção de telhas tradicionais, bastando solicitar o mesmo modelo, mas em outro material. Isso significa que a instalação ou troca em si não costuma ser um problema.

O único porém é que você deve se certificar com a fabricante sobre esses materiais e sua personalização. Se ela não oferece formas diferenciadas de acordo com o seu projeto, então você vai acabar com muitas fendas e incongruências, o que diminui a resistência à chuva e pode provocar vários problemas internos na estrutura do imóvel.

Agora que você conhece melhor a telha translúcida e suas principais qualidades, pode considerá-la mais vezes na hora de elaborar seus projetos. Ao conversar com seu cliente, ofereça essa opção e mostre como ela pode contribuir com o resultado final.

Se quiser mais dicas para aproveitar melhor esse material, então veja também nosso artigo sobre como usar a telha translúcida para aproveitar a luz natural.