Qual a importância e como encontrar parceiros estratégicos para minha empresa?

pessoa de negócio trabalhando no escritório

Hoje em dia, o mercado está cada vez mais competitivo, independente do porte de qualquer empresa. Isso aumenta consideravelmente a necessidade de encontrar oportunidades e elevar sua produtividade. Uma forma de fazer isso é encontrar parceiros estratégicos para seu negócio.

Um parceiro estratégico é, de forma simples, outro negócio que possua alguma atividade complementar à sua ou da qual você também dependa. A estabelecer uma relação de parceria, você está definindo que os dois irão se auxiliar mutuamente para maximizar os próprios resultados a longo prazo.

Apesar de seu potencial positivo, muitos gestores ainda não investem o suficiente na criação de novas parcerias, o que acaba diminuindo seu potencial. Se você pretende se destacar no mercado, precisa entender mais sobre eles e como obtê-los.

Quer descobrir como dar os primeiros passos? Acompanhe!

Qual é a diferença entre fornecedores e parceiros estratégicos?

Uma confusão bem comum entre alguns gestores é entre o conceito de parceiro e de fornecedor. Muitos acham que os dois termos significam a mesma coisa, mas eles têm aplicações bem diferentes.

O fornecedor, como você já sabe, é uma empresa que oferece um produto fundamental para suas atividades, como a venda de cimento para construção. Porém sua relação se limita exclusivamente a isso: uma compra de mercadoria. Não há nenhum tratamento especial nem ênfase em um melhor atendimento, nem fidelidade.

Porém, quando esse fornecedor demonstra bastante interesse e reconhece você como um cliente fiel, é interessante estreitar um pouco mais a relação entre vocês. Oferecer pedidos maiores, conversar diretamente com os outros gestores etc. Isso faz com que sua relação passe a ser uma parceria, uma troca mutuamente benéfica e intencional.

Qual é a importância destas parcerias?

Bons parceiros de negócios sempre contribuem bastante para seu desempenho ao longo do tempo. Veja aqui alguns dos benefícios de ter mais parceiros estratégicos em sua empresa.

1. Estabelecer uma rede de apoio

Um dos primeiros objetivos de uma parceria é justamente aumentar a segurança da empresa dentro do mercado. Isso envolve minimizar os riscos e criar vínculos com os quais é possível contar diante de alguma complicação. Bons parceiros tendem a proteger uns aos outros, oferecendo melhores oportunidades e recebendo apoio em troca disso. No longo prazo, essa cooperação beneficia todos os envolvidos.

2. Atender melhor às demandas do mercado

Como você já deve saber bem, uma única empresa não é capaz de atender à demanda do cliente final por conta própria. Há sempre uma cadeia que vai desde a matéria-prima até a entrega do produto, passando por uma boa gestão, o que leva bastante tempo e exige vários passos. Ter bons parceiros torna essa cadeia mais sólida e aumenta suas chances de atender às demandas do seu público com mais qualidade.

3. Maximizar as oportunidades de crescimento

Muitas oportunidades de negócio dependem de um esforço conjunto. Por exemplo, se surge uma demanda extra para seu produto, você precisa acionar todos os seus parceiros para que eles também aumentem a escala de produção para dar suporte ao seu trabalho e tornar tudo viável. Se você não tiver um conjunto de pessoas com as quais possa contar, então é bem menos provável que esteja preparado para lidar com essas janelas de oportunidade.

4. Evitar burocracia

Por fim, mas não menos importante, o contato com seus parceiros também tende a ser muito mais eficiente, humanizado e rápido, já que não há tanta preocupação em repetir burocracias que não geram resultado. Com o tempo, muitos pedidos tendem a ser regularizados e outras empresas reconhecem a sua fidelidade. Enquanto essa relação for mútua, é possível trocar benefícios sem ter que passar por uma pilha de papelada ao longo do caminho, o que, inclusive, reduz bastante os custos.

Como encontrar parceiros estratégicos para seus negócios?

Agora que você entende a importância dessas parcerias, o próximo passo é saber como encontrá-las. Veja aqui alguns passos que podem ajudar.

1. Estabeleça suas necessidades

Antes de começar a procurar outras empresas com as quais você possa estabelecer esse tipo de relação, é importante definir quais são as áreas da sua empresa que precisam desse apoio. Afinal, nem todo tipo de parceria é realmente útil para o seu negócio.

Comece com coisas simples, como características do negócio com o qual você quer estabelecer um vínculo. Por exemplo, empresas responsivas ao aumento de demanda ou que ofereçam flexibilidade.

2. Liste suas principais contribuições

Após definir o que você precisa, você deve tomar nota do que tem a oferecer em troca. Afinal, uma parceria estratégica se baseia no benefício mútuo das duas empresas. Se você quer pedir algo a mais de algum parceiro, precisa ter algo a oferecer também.

Se for muito difícil estabelecer como você pode contribuir com uma parceria, então pode ser necessário mudar algumas coisas internamente primeiro. Aprimorar seus canais de comunicação, melhorar a qualidade do seu projeto etc. Além de ser bom para o seu desempenho geral, também melhorar suas chances de ter parcerias bem sucedidas.

3. Avalie o histórico dos candidatos

Muitas parcerias estratégicas acabam não gerando o resultado esperado depois da primeira busca. Nem todo negócio é tão bem coordenado quanto aparenta, porém é possível detectar alguns problemas por meio de uma pesquisa de histórico.

Se um potencial parceiro estratégico tem outras parcerias, então vale a pena conversar com seus gestores e ver como são suas avaliações. Dessa forma, você terá uma testemunha de primeira mão para várias das características de busca.

4. Preze pela sua reputação

Se você segue todos esses passos para encontrar uma parceria estratégica, então é de se esperar que os outros negócios façam o mesmo em relação a você. Sendo assim, ter uma reputação manchada pode custar várias oportunidades nesse quesito.

Ao proteger sua reputação, você também melhora suas chances de obter novas parcerias de sucesso. Além de se estabelecer como uma empresa séria e de alta qualidade de produção, também é bom ter opiniões positivas a seu respeito espalhadas pelo mercado.

Agora que você entende melhor a importância de ter parceiros estratégicos, é hora de encontrar alguns para sua empresa. E um bom ponto de partida é olhar seus fornecedores e outros negócios com os quais já trabalha.

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