Compra técnica: o que é preciso saber sobre o tema?

homem no escritório efetuando uma compra

As compras técnicas são um ponto muito delicado dentro da empresa. Afinal, normalmente estão ligadas com materiais e equipamentos caros cuja escolha deve ser feita por um profissional especializado no assunto. Caso contrário, o risco de prejuízo é muito grande.

Para que você não erre nessa estratégia, preparamos este post para você. Vamos mostrar todas as suas especificidades, requisitos e cuidados. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é uma compra técnica?

As aquisições de material de uma empresa geralmente são feitas pelo setor de compras, o qual fica responsável por escolher a melhor opção de acordo com a cotação e a qualidade do fornecedor. Mesmo em empresas de construção civil, a maioria dos funcionários dele pertencem à área de engenharia e de gestão.

No entanto, quando determinado item a ser comprado apresenta especificações e características exclusivas, é necessário fazer uma compra técnica. Assim, um profissional especializado em construção civil precisa supervisionar toda a compra, pois o modelo deverá se adequar perfeitamente ao projeto. Caso contrário, há um risco enorme de o escopo do cliente não ser atingido.

[rock-convert-pdf id=”1689″]

Algumas estruturas da obra, devido a sua importância e complexidade, usualmente demandam esse conhecimento técnico. Esse é o caso do telhado, uma vez que ele precisa se adaptar perfeitamente à construção para fazer a vedação perfeita e evitar as patologias causadas pela umidade

Portanto, na área de vendas de telha metálica, as informações técnicas são muito importantes para o sucesso da compra do telhado/cobertura. Afinal, cada modelo tem especificações próprias em relação a:

  • inclinação mínima;
  • medida do espaçamento das terças;
  • espessura da chapa;
  • peso do metro;
  • modelo de estrutura metálica (uma água, duas águas ou arco);
  • tipo de aplicação;
  • presença de fechamentos com revestimentos térmicos e acústicos.

Qual o passo a passo para realizar uma compra técnica?

Levantamento de requisitos

Antes de fazer qualquer compra técnica, é preciso saber todos os requisitos exigidos pelo projeto. Eles devem incluir tanto o cumprimento integral dos desejos do cliente levantados no escopo quanto questões de ordem estrutural. No primeiro caso, é preciso se atentar aos materiais e ao estilo.

No segundo, será o modelo do telhado que determinará essa escolha. Nesse sentido, devem-se avaliar:

  • quantidade de águas — de acordo com as necessidades estéticas e de escoamento da chuva, os telhados podem apresentar de uma a quatro águas;
  • distância entre as terças — as telhas são fixadas ou apoiadas nas terças para ganhar a sustentação adequada contra o próprio peso;
  • necessidade de impermeabilização — alguns projetos demandam também a aplicação de impermeabilizante sobre a telha ou sobre a laje;
  • necessidade de isolamento termoacústico — muitos projetos, especialmente os de telhas metálicas, utilizam o isolantes termoacústicos para melhorar ainda mais o conforto dos usuários da construção;
  • existência de vãos — quando o encaixe das telhas não é perfeito nas arestas do telhado, é necessário instalar cumeeiras
  • força das vigas de sustentação — essas estruturas apresentam um limite de segurança para o peso da estrutura completa do telhado. É preciso calcular a soma do peso de todas as peças para verificar a adequação etc.

Análise dos modelos de telhas

Seguindo os critérios acima, o comprador precisar analisar a estrutura metálica na qual as telhas serão instaladas. Em seguida, deverá compatibilizá-la com a espessura da chapa, o comprimento da telha e a largura:

  • cada modelo de telha tem uma largura diferente;
  • o comprimento das telhas podem ser personalizados, pois cada obra e projeto apresenta suas especificações. O ideal é que as telhas se adéquem ao projeto, e não o contrário. Aqui na Regional, fabricamos com as medidas que o cliente necessita;
  • a espessura da chapa (0,43 mm; 0,50 mm; 0,65 mm) pode variar de acordo com as demandas de resistência mecânica. No entanto, é preciso sempre avaliar qual será o impacto disso no peso da estrutura;
  • por fim, avalia-se se haverá a necessidade de revestimento térmico ou acústico.

A localização da edificação também tem de ser estudada. Por exemplo, se for em região litorânea, o ideal é usar telha de alumínio ou de Galvalume. Agora, se dentro do prédio ocorrerão atividades corrosivas, é importante investir em um material como o Inox, pois é material com alta resistência a deterioração química.

Quais as melhores práticas para fazer a compra técnica?

Como explicamos, frequentemente o setor de compras é composto por pessoas de formação gerencial exclusivamente. Elas apresentam pouco conhecimento do material e da influência de cada modelo de telha sobre as características da estrutura do telhado. Consequentemente, acabam comprando o mais barato em vez do material mais eficaz.

Por serem itens não palpáveis, o ideal é o próprio usuário do bem adquirir o produto. Isso deve ser feito nos mais diversos setores de uma empresa:

  • o responsável pelo TI deve eleger o seu sistema de gestão;
  • o responsável financeiro escolher o melhor software bancário;
  • nada mais lógico do que o responsável técnico pelo telhado seja o responsável por supervisionar a compra das telhas.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao realizar a compra técnica?

Analisar o custo

Você deve ter cuidado redobrado na hora de escolher produtos com maiores custos, pois se tratam de itens específicos que não tem utilidade em outro lugar. Se houver qualquer falha, um grande volume de capital será perdido definitivamente.

Avaliar a compatibilidade do modelo

No caso das telhas metálicas, o cuidado deve ser com as telhas multidobras e calandra. Elas são telhas curvas com ângulos e raios específicos para uma determinada obra. Assim, se o cliente adquirir uma telha multidobra ou uma calandra com ângulo divergente, o item não terá encaixe no prédio.

Escolher um bom fornecedor

Não basta escolher um fornecedor que apresenta bons produtos e faz uma entrega adequada. Ele deve oferecer também toda a consultoria necessária para o sucesso da sua estratégia. Afinal, as telhas são produtos com difícil reposição. A Regional Telhas toma muito cuidado e orienta bastante seus cliente na hora da compra, justamente por esse motivo.

Além disso, apresentamos informativos técnicos completos de todas as nossas peças. Desse modo, o responsável poderá obter todos os dados para analisar a compatibilidade das peças com o modelo de telhado.

Portanto, na hora de fazer uma compra técnica, é imprescindível tomar o máximo de cautela. Afinal, o custo pode ser elevado e uma escolha ruim levar a um grande prejuízo. Por isso, não deixe de seguir os nossos cuidados, além de escolher um fornecedor recomendado por outros colegas do ramo.

Quer saber como a Regional Telhas apresenta os melhores produtos e serviços para o sucesso da sua cobertura? Então não deixe de entrar em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *