Você conhece as vantagens da cobertura metálica?

estrutura metálica com cobertura de telhas de metal

Para quem trabalha com obras é muito comum observar um número cada vez maior de empreendimentos que estão utilizando o aço em vez de outros tipos de materiais para elaborar a construção do telhado. Na verdade, essa mudança se deve principalmente às diversas vantagens que a cobertura feita em estrutura metálica oferece em relação a qualquer outro tipo.

Nos dias atuais, muitas obras já utilizam esse material na hora de construir. No entanto, é preciso atentar-se à qualidade do fornecedor na hora de adquirir coberturas metálicas, além de verificar as demandas da obra para evitar problemas no futuro.

Para mostrar o que é e todas as vantagens da cobertura metálica, criamos este post. Ao final, falaremos também sobre como é possível contratar um serviço especializado no assunto. Acompanhe!

O que é a cobertura metálica?

Existem diversas técnicas de construção quando o assunto é cobertura, mas uma delas vem se destacando: o uso de estrutura metálica. Diferentemente de outros processos, esse tipo de procedimento construtivo é muito mais rápido e dinâmico.

São vários os tipos de aço que podem ser empregados para a fabricação das telhas metálicas. Entre eles, estão:

  • galvalume — a composição desse tipo de material é feita a partir da combinação entre o alumínio e o zinco;
  • galvanizado — material fabricado por meio da fusão eletrolítica do zinco e do ferro, pela imersão do aço em banhos de zinco;
  • alumínio — é produzido a partir de reações químicas que ocorrem no minério bauxita.

Além disso, as telhas podem ser feitas no material natural ou contando com um processo de pré e pós-pintura, melhorando o desempenho estético e aumentando em 10% a vida útil da telha.

Quais são as principais vantagens da cobertura metálica?

Optar por utilizar uma cobertura metálica em uma edificação pode gerar uma série de vantagens — não apenas durante a construção do empreendimento, mas também após a sua entrega. Para conferir quais são elas, continue a leitura deste post.

Racionalização de materiais e mão de obra

Grande parte das técnicas de construção são muito dispendiosas, e o que costumamos ver são caminhões de entulho saindo do local todos os dias. Isso sem falar no alto número de colaboradores necessários para a construção de coberturas.

As peças para a cobertura metálica, telhas e estrutura são construídas com uma precisão milimétrica na indústria e encaminhadas para a obra apenas para a instalação, garantindo que não haverá desperdício e serão necessários menos funcionários para realizar a montagem.

Flexibilidade

Diferentemente de qualquer outra técnica de cobertura, na qual o telhado deve ter um desenho específico para que se adapte à realidade do material, as telhas metálicas podem se adequar de modo flexível ao projeto.

A fabricação das coberturas metálicas podem ser realizadas de acordo com a demanda do cliente. Os modelos trapezoidais e ondulados podem ser produzidos e entregues com até 12 metros de comprimento cada folha e no modelo de cobertura zipada. As telhas são produzidas a partir de medidas especiais diretamente na obra, garantindo uma melhor adaptação ao projeto.

Compatibilidade

Independentemente do tipo de material utilizado para construir a estrutura da edificação, a cobertura metálica poderá ser instalada facilmente em diferentes tipos de base, como madeira e perfil metálico.

Menor prazo de execução

Com prazos de entrega cada vez mais apertados e planejamentos que exigem mais agilidade da equipe na obra, cumprir a entrega de uma edificação virou um grande desafio.

Dependendo do material escolhido para realizar a cobertura de uma obra, a finalização desse processo pode ser bem demorada. Contudo, utilizar as telhas metálicas gera um ganho de agilidade, uma vez que basta fixá-las de modo simples, limpo e rápido.

Garantia de qualidade

No mercado é possível encontrar fornecedores de telhas metálicas que contam com certificações de boa qualidade, que atestam o produto entregue e garantem que o material suprirá todas as necessidades da obra.

Por conta disso, existe mais segurança de que a construção vai cumprir o seu papel e que não vai acontecer nenhum tipo de problema posterior, como a necessidade de substituição.

Para garantir a confiabilidade das coberturas metálicas ofertadas pelo seu fornecedor, você pode verificar se ele conta com as certificações de qualidade emitidas pela ABNT exclusivamente para esse fim — a NBR14513 e a NBR14514.

Maior área útil

Outra vantagem do uso da cobertura metálica sobre demais tipos de materiais existentes no mercado é a área útil coberta pelas telhas. Uma única peça ou folha pode cobrir vários metros da estrutura, podendo vencer grandes vãos.

Reaproveitamento

Se em determinado momento do futuro a estrutura precisar ser derrubada por qualquer motivo, a cobertura metálica poderá ser retirada e utilizada em outra obra. Isso é possível graças à durabilidade e flexibilidade do material.

Facilidade de reposição

Um ponto muito interessante para o cliente da obra — que vai usufruir da cobertura depois de instalada — é a facilidade de reposição de qualquer uma das folhas que compõem a estrutura.

Caso seja necessário fazer a manutenção por conta de qualquer evento que venha a danificar uma das telhas, basta retirar a fixação — realizada por parafusos — e instalar uma nova folha no local de forma simples e rápida.

Redução de custos

Com a utilização de telhas metálicas em determinada obra, espera-se uma redução geral de custos. Não se deve levar em conta apenas o valor investido na aquisição do material de cobertura, mas todos os valores envolvidos.

Ao utilizar telhas metálicas, por exemplo, há menos desperdícios durante a execução da obra, a entrega acontece em menos tempo e já a necessidade de menos mão de obra no empreendimento.

Além disso, trata-se de um produto mais leve, o que minimiza a carga sobre as fundações. Isso significa que podem ser gastos menos materiais para a construção das bases e da estrutura, o que também se transforma em economia, demonstrando que uma cobertura metálica é um ótimo negócio.

Quais são os tipos de cobertura metálica?

Existem diversos tipos de estrutura metálica para elaborar a cobertura do empreendimento. Cada um apresenta características específicas, que o torna ideal para as mais variadas necessidades. Continue a leitura e confira quais são eles a seguir.

Cobertura zipada

Ideais para coberturas que precisam vencer grandes vãos — existem modelos no mercado de peças únicas que variam de 60m a 120m de comprimento —, as telhas zipadas dispensam o uso de fixadores, como parafusos e fitas de ligação. Essa característica, apesar de ser bastante atraente para quem deseja agilidade quando o assunto é a instalação, pode se tornar uma grande dor de cabeça para empreendimentos construídos em regiões com muito vento.

Cobertura roll-on

Devido à fácil aplicação — desenrolando bobinas de aço pré-pintado, galvanizado ou galvalume sobre treliças dispostas em estrutura modular —, as coberturas roll-on apresentam uma alta durabilidade e permitem uma economia de energia, uma vez que é possível aplicar material isolante térmico em sua superfície.

Além disso, esse tipo de cobertura não requer emendas e apresenta um grande canal de condução de água, o que permite uma inclinação mínima de 1%.

Cobertura autoportante trapezoidal

Um dos tipos de estrutura metálica para cobertura mais utilizados no país, as telhas autoportantes trapezoidais podem ser aplicadas tanto como coberturas quanto na fachada de construções industriais e comerciais — apesar de terem se tornado uma tendência quando o assunto é decoração de ambientes modernos.

Devido às características de dobra que esse tipo de telha apresenta e por ter uma alta capacidade de carga, é ideal para coberturas que necessitam vencer grandes vãos, como galpões.

Cobertura convencional ondulada

Indicado para cobrir ambientes que vencem pequenos vãos, esse tipo de telha pode ser utilizado em coberturas em arco, desde que os cuidados e limites sejam respeitados. Além disso, é uma das opções mais econômicas do mercado, podendo ser encontrada com espessuras que variam de 0,4mm a 0,7mm, conforme o fabricante.

Forro

Composta por três camadas — a primeira de telha metálica trapezoidal, a segunda de injeção de espuma de poliuretano e a terceira de revestimento em PVC —, a cobertura metálica forro oferece um ótimo conforto térmico e acústico. No entanto, é composta por materiais que apresentam pouca resistência em relação aos demais modelos, aumentando-se as chances de ocorrerem deformações, vazamentos ou infiltrações.

Qual é a importância de contratar uma empresa especializada?

É possível encontrar coberturas metálicas à venda em diversas empresas de material de construção, e essas peças podem ser adquiridas facilmente e empregadas na sua obra. No entanto, os profissionais de uma loja costumam não ter o treinamento ou o conhecimento necessário sobre essas estruturas para auxiliar na decisão de qual é o melhor tipo de telha a ser utilizado na sua obra.

Devem ser levados em consideração diversos aspectos com relação à construção, como local onde se encontra, o tamanho da obra, o tipo de clima característico da região, entre outros elementos. Assim, apenas uma empresa especializada na fabricação e na distribuição de telhas metálicas poderá dispor de profissionais com o conhecimento necessário para responder a todos esses questionamentos.

Como foi possível observar, a estrutura metálica utilizada como cobertura pode oferecer uma variedade de benefícios para quem decide utilizá-la em uma obra. Além disso, é muito importante contar com o auxílio de profissionais especializados e qualificados para atender a todas as suas demandas durante o período de construção.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o uso da cobertura metálica, não deixe de conferir um material que pode servir como guia para você escolher o melhor tipo de estrutura para o telhado da sua obra: aço ou madeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *