Veja quando a treliça metálica é mais indicada!

O telhado é uma peça extremamente importante para qualquer tipo de edificação. Ele é responsável por proteger o interior contra as intempéries, além de isolar o local de forma segura. Existem alternativas funcionais para quem está com o orçamento limitado ou quer economizar na construção de uma cobertura eficiente. As treliças metálicas, por exemplo, são uma ótima opção e trazem grandes benefícios à estrutura.

Contar com formas eficientes de reduzir custos no seu telhado e ainda garantir uma boa qualidade é a solução perfeita para quem deseja um ambiente bem montado e seguro. Continue acompanhando para conferir tudo o que você precisa saber sobre a treliça metálica e quando ela é mais indicada!

O que é uma treliça metálica e para que serve?

As treliças são peças metálicas bastante utilizadas em projetos de construção civil como meio de dar sustentação às obras. O seu formato bi ou tridimensional possibilita absorver o peso, impacto e o esforço de flexão das construções pré-moldadas. Elas são constituídas por diversas peças menores, que são submetidas apenas a esforços de tração ou compressão.

Essa peça é formada por um fio longitudinal de aço em sua superfície juntamente com dois fios longitudinais em sua parte inferior. Com isso, é possível criar uma estrutura espacial que funcione como uma rede simples ou tridimensional.

Dessa maneira, elas conseguem dividir a carga, principalmente por causa da sua forma; ao contrário das vigas, que concentram todo o peso em sua estrutura. Assim, as treliças conseguem suportar uma carga muito superior e com mais segurança.

Quando o seu uso é indicado?

O emprego mais comum das treliças metálicas é em construções em que existem grandes distâncias de vãos. A dificuldade de preencher esse tipo de espaço com vigas tradicionais ou outros tipos de estruturas é facilmente contornada com essa alternativa funcional. Além disso, as peças metálicas também podem ser usadas em projetos que valorizam a leveza.

Quando comparamos as vigas de alma cheia de concretos ou aço, onde existe um limite máximo de comprimento, as treliças conseguem se sobressair em diferentes aspectos. Elas podem vencer vãos de até 100 metros de comprimento.

Outro ponto de destaque das treliças é o vão entre os triângulos. Por serem permeáveis visualmente, elas possibilitam várias aplicações criativas nas construções, tornando-se uma ótima opção para fachadas, por exemplo. Isso dá um visual único às edificações, além de valorizar a entrada de luz natural nos ambientes internos.

Como é a geométrica da treliça metálica?

Para garantir a sua eficiência nas construções, as treliças metálicas exigem que algumas características sejam respeitadas. As diagonais — que são as peças mais compridas da estrutura — sofrem tração sempre que possível. Isso porque, quando uma peça muito esbelta é submetida a algum tipo de compressão, elas apresentam mais dano do que o normal com a flambagem.

Por isso, o ideal é evitar que as peças mais longas sejam dispostas na estrutura com o intuito de que sejam comprimidas. Outro ponto que você deve prestar atenção é em relação à distância entre os banzos superiores e inferiores e os montantes. Eles devem ser simétricos, formando quadrados ou triângulos equiláteros na peça.

Como ela pode ser aplicada?

As treliças metálicas são mais utilizadas como forma de suporte às estruturas na construção civil. No caso de telhados e mezaninos, elas são usadas para suportar o peso da cobertura. Em pontes, conseguem aguentar cargas maiores do que as vigas, por exemplo, o que possibilita a construção de uma estrutura maior e mais extensa.

A aplicação das peças em torres de energia e telecomunicação é bastante eficiente. Aqui, elas são empregadas para que a construção alcance alturas maiores e seja capaz de suportar grandes cargas. Elas ainda são muito utilizadas em vigotas e pré-lajes, já que o aço confere muitas vantagens para os projetos.

As treliças também são comuns em projetos arquitetônicos que desejam inovar. As possibilidades de criar fachadas e outras estruturas em uma edificação são altas. Isso proporciona uma plastificação única e exclusiva para os prédios.

Quais as suas vantagens?

Adotar as treliças metálicas em seu projeto pode trazer grandes benefícios. Confira suas principais vantagens!

Praticidade

Devido às suas características, como alta absorção de esforços de peso, flexão e impactos, as treliças garantem uma instalação muito mais prática nas construções. A fácil aderência ao concreto é o principal destaque, já que suaviza a estrutura e proporciona uma eficiência muito maior do que o concreto. As peças também podem ser utilizadas em lajes e são uma forma de aprimorar o visual da edificação, já que são muito práticas quando o assunto é instalação.

Produtividade

Outro grande benefício das treliças metálicas é em relação à produtividade no canteiro de obras. Por terem a sua produção feita sob medida, dependendo do projeto elas dispensam problemas que podem ser encontrados durante a sua execução, como o retrabalho nas peças. Elas também facilitam todo o processo de instalação. A praticidade de manuseio é um grande diferencial que garante uma obra mais rápida e possibilita a execução de grandes trabalhos.

Qualidade

As peças metálicas são produzidas em indústrias. Sendo assim, é mais fácil unir qualidade, controle e confiabilidade sobre as suas propriedades. Isso acaba refletindo nos dimensionamentos com menor majoração devido à incerteza da estrutura, principalmente quando é comparada ao concreto.

Economia

Como já mostramos, a treliça permite maior praticidade de instalação durante a execução da obra. Esse ponto não apenas favorece a agilidade do projeto, mas os seus custos. Reduzir o retrabalho de peças e contar com um processo mais ágil garante uma economia considerável.

Pronto! Agora você já sabe que para começar a fazer um planejamento eficiente do projeto é preciso entender quando as treliças metálicas são indicadas e o porquê. Lembre-se sempre de contar com uma equipe especializada para executar a instalação. Isso garante que o procedimento seja realizado da forma correta, pois evita inúmeros tipos de problemas em sua edificação.

Gostou de conhecer mais sobre as treliças metálicas? Aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para que os seus amigos e colegas também saibam sobre esse assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *