Como devem ser planejados telhados para quadras esportivas? Veja!

Projetar telhados para quadras esportivas não é uma tarefa tão elementar quanto parece. Por ser uma estrutura com menos detalhes aparentes, engana-se quem pensa que o projeto pode ser feito de qualquer maneira. Além disso, a correta escolha dos materiais deve ser cuidadosamente avaliada.

Este artigo vai mostrar a você como um projetista deve agir para alcançar um resultado memorável. Você conhecerá os fatores que devem ser levados em consideração. Por fim, saberá quais as vantagens desse tipo de cobertura. Têm interesse pelo assunto? Então leia até o final!

Como planejar telhados para quadras esportivas?

As quadras esportivas estão presentes em larga escala pelo país. São vistas em escolas e ginásios, além de centros públicos de eventos. Independente de qual aplicação essas edificações se destinam, é de suma importância que o projeto seja devidamente bem elaborado e corretamente executado. É isso que garantirá a segurança das pessoas que ocuparão a estrutura.

Nesse sentido, deve-se levar em consideração os atributos mínimos necessários para esse tipo de projeto, a começar pelo profissional que será o responsável pela sua elaboração. Obrigatoriamente deve ser um engenheiro ou arquiteto. Vale ressaltar que o projeto somente deve ser considerável viável se estiver acompanhado da verificação do Conselho de Classe competente.

A parte do projeto relativo à estrutura é de grande importância pois dará sustentação a todo o telhado. O profissional responsável deve observar o pé direito (distância entre o piso e a cobertura) mínimo de 6 metros. Sendo uma estrutura leve, não possui necessidade de colunas em seu interior. Isso proporcionará um vão livre onde serão desenvolvidas as atividades esportivas.

Que fatores devem ser considerados no planejamento?

Para uma melhor elaboração do projeto, é recomendável que o profissional visite o local da futura construção e atente para pontos específicos. Dentre esses pontos, podemos destacar alguns de maior relevância para sua composição.

Conhecer os tipos de cobertura

As construções desse tipo de telhado ocorrem quase sempre da mesma maneira, variando por vezes o material utilizado. Sua forma é sempre curva, ou seja, tem um formato mais arqueado. Após finalizado, isso proporcionará uma distância maior entre o solo e a cobertura, evitando desgastes desnecessários causados por impactos de objetos utilizados para a prática dos esportes.

Nesse sentido, poderão ser utilizadas para a cobertura telhas metálicas articuladas ou semi zipadas. Poderão ser usadas ainda telhas galvanizadas do tipo ondulada, que possibilitam leve curvatura. Ou ainda optar por uma cobertura intervalada com telhas translúcidas, para um melhor aproveitamento da luz natural.

Avaliar a qualidade e durabilidade dos materiais

Todo profissional de construção deve ser bastante cuidadoso no momento de escolher os materiais. Nesse tipo de estrutura não é diferente. As coberturas metálicas tem naturalmente uma resistência maior que estruturas de amianto ou de plástico. Nem por isso o responsável pelo projeto deve descansar. A melhor opção é escolher pelos melhores materiais metálicos dentre os disponíveis no mercado.

Buscar adequar ao tipo de esporte

Em geral essas quadras são poliesportivas, ou seja, servem à prática de diferentes tipos de esporte. Ainda assim, pode ser que o projeto diga respeito a uma modalidade específica. Dessa maneira, o projetista deve identificar corretamente o objetivo final e trabalhar de acordo com ele.

É o que ocorre com os projetos de quadras de tênis, por exemplo. Enquanto que a altura mínima de uma estrutura metálica de quadra esportiva é de 6 metros, numa quadra de tênis não pode ser menor que 12 metros. O dobro! Isso deve ser avaliado pelo profissional para uma correta elaboração do projeto. Em geral, as quadras de tênis não permitem a prática de outro esporte.

Condições atmosféricas

O local da construção deve ser bem avaliado, pois as condições climáticas não podem ser deixadas de lado. Dependendo da localização da obra, diferentes tipos de materiais devem ser considerados.

Em hipótese alguma todos os materiais utilizados na construção de uma quadra urbana de um grande centro podem ser os mesmos a serem utilizados em uma região litorânea. A maresia e força dos ventos não permitem que sejam realizadas a mesma construção nesses dois locais citados.

Ventilação e iluminação

Um bom projetista sempre levará em conta esses dois fatores em seu trabalho. Em relação a ventilação, é ideal que aberturas estejam previstas para que haja uma boa circulação de ar no interior da quadra. Isso proporcionará uma sensação térmica mais agradável aos praticantes de esportes.

Já quanto à iluminação, é de bom senso que se tenha o melhor aproveitamento possível da iluminação natural. Junto a um bom fluxo de ar, isso demandará um menor gasto com energia elétrica, pois menos lâmpadas e ventiladores ou exaustores serão necessários. O projeto tomará características sustentáveis e tenderá a uma maior valorização!

Quais os benefícios desse tipo de telhado?

Acompanhe os benefícios trazidos por esse tipo de telhamento.

Maior vida útil

Devido suas características, as telhas metálicas são mais duradouras que outras telhas. Isso confere mais tempo de vida para esse tipo de estrutura. Como o peso menor, será necessário uma menor manutenção também.

Tempo de obra

Como não há necessidade de colunas no interior da quadra (por conta de seu menor peso) o tempo de obra tende a ser reduzido. Não há necessidade de esperar grandes volumes de concreto finalizar o processo de cura, o que geralmente ocorre quando se tem o preenchimento de uma estrutura com concreto protendido.

Economia

Com uma estrutura mais leve e enxuta e com menor tempo de obra, ganha-se no total. Será necessário menor tempo de ocupação de mão-de-obra, o que colabora bastante para obter-se um menor gasto. Isso favorece esse tipo de construção.

Na hora de projetar telhados para quadras esportivas, é essencial ater-se a uma boa elaboração de projeto. Levar em consideração fatores fundamentais, bem como assegurar que o mesmo seja elaborado por profissional competente, é o mínimo a ser exigido. Atendendo a esses requisitos, o projeto corre o saudável risco de ser considerado um verdadeiro sucesso!

E para realizar a construção de sua quadra esportiva, entre em contato conosco. Dispomos das melhores telhas metálicas para esse tipo de cobertura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *