6 cuidados essenciais em um projeto de estrutura metálica!

O uso de uma estrutura metálica é bastante comum em diferentes tipos de projetos, como casas, pavilhões, shoppings etc. Trata-se de um processo industrializado, em que todas as peças são produzidas em fábricas e chegam prontas para a montagem. Esse tipo de construção oferece diversos benefícios, como mais segurança e a redução de custos.

Um projeto de estrutura metálica exige que sua elaboração seja realizada por um profissional da engenharia, garantindo que todo o processo seja conduzido corretamente. Continue a leitura deste post e confira os 6 principais cuidados que você deve ter durante a sua obra!

1. Fases do projeto

Um dos cuidados essenciais que você deve ter ao executar esse tipo de projeto é ter conhecimento sobre todas as suas etapas. São cinco fases que compõem todo o processo. A primeira delas é o estudo preliminar. Aqui, é realizada uma análise sobre todos os documentos existentes.

Em seguida, temos a concepção estrutural. Nela, são definidas a geometria, os modelos de elementos empregados, os materiais usados e as cargas que agem diretamente na estrutura. Na etapa de compatibilização de projetos, são diferenciados os elementos que vão ser evitados durante a sua execução.

A análise estrutural e o dimensionamento são responsáveis pela definição dos níveis de solicitação sobre os elementos estruturais. Por fim, temos a emissão dos projetos executivos, que é justamente a conclusão do trabalho do engenheiro estruturalista.

2. Durabilidade

Para garantir que seu projeto de estrutura metálica seja concluído com sucesso, é preciso atentar-se a alguns pontos. A superfície da sustentação, por exemplo, pode comprometer completamente a durabilidade da sua estrutura. A proximidade com o mar também é extremamente prejudicial para esse modelo.

3. Escolha dos equipamentos

A montagem de uma estrutura metálica exige o uso de equipamentos adequados, onde geralmente são usadas máquinas pesadas, como guindastes e gruas. Isso significa que a escolha dos recursos que vão auxiliar na obra deve considerar as principais características do projeto.

4. Tolerância da estrutura

Existe uma tolerância da estrutura que deve ser respeitada nesse tipo de projeto. Para isso, o montador deve ter a sua atenção redobrada sobre a possibilidade de erros para evitar prejuízos durante a obra ou a inviabilização da montagem.

5. Análise do histórico da empresa

De nada adianta contar com um projeto adequado se a empresa que vai realizar todo o processo não tem credibilidade no mercado. É de suma importância contratar profissionais capacitados e especializados para conduzir a sua obra. Isso dá mais garantia de que você não terá imprevistos e prejuízos durante o andamento da montagem da sua estrutura metálica.

6. Armazenamento adequado

Todos os materiais e equipamentos usados para a montagem de uma estrutura metálica precisam de um local de armazenamento adequado. Para que isso aconteça, é preciso considerar um bom local para armazenar os recursos necessários para a realização do projeto. É recomendável seguir as especificações de cada material, evitando empilhar grandes quantidades de metal.

Pronto! Saber como conduzir o seu projeto de estrutura metálica é a melhor forma de garantir os benefícios desse tipo de estrutura. Assim, você será capaz de economizar durante a sua obra, ter uma construção mais durável e dentro das normas técnicas vigentes.

Gostou de aprender sobre o assunto? Aproveite para deixar um comentário e participar da conversa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *