O que é resistência mecânica e como ela influencia na escolha da telha ideal

resistência mecânica na construção civil

Antes de escolher uma telha, você precisa sempre se atentar na resistência mecânica das peças. Essa propriedade é essencial para saber se a opção escolhida é compatível com os requisitos do seu projeto. É preciso avaliar o clima local, a capacidade das vigas de sustentação, a distância entre os vãos, entre outros critérios importantíssimos.

Nem sempre essa escolha é simples. Para ajudá-lo, a Regional Telhas preparou um post especial para você. Não deixe de acompanhar!

O que é a resistência mecânica das telhas?

A resistência mecânica é a capacidade de um material de resistir a uma força física aplicada sobre ele, como o alongamento, a compressão, a flexão, o atrito e os impactos. Assim, mesmo diante de determinados riscos, eles não perdem a funcionalidade nem têm sua aparência comprometida.

Diferencia-se, portanto, da resistência química, a qual é a capacidade de evitar os principais processos de deterioração, como a corrosão. Nesse sentido, há materiais que oferecem uma excelente proteção contra os danos químicos, porém se quebram e se deformam facilmente, como a cerâmica.

Por outro lado, há peças que oferecem muita robustez física, mas se oxidam facilmente, como o ferro. Há também os materiais que apresentam ambas propriedades, como o aço inoxidável e o alumínio.

Na hora de fazer sua escolha, você precisa levantar os requisitos do projeto antes de escolher a melhor telha. Os pontos mais importantes a serem avaliados são:

  • tipo de telhado;
  • tamanho dos vãos;
  • existência de balanços;
  • finalidade do edifício (industrial, comercial ou residencial;
  • exposição à maresia;
  • características climáticas da região;
  • orçamento etc.

Por exemplo, em locais com chuvas de granizo, ventos fortes ou tempestades frequentes, a resistência mecânica da telha será essencial.

Quais são as principais considerações na hora de escolher?

Há diversos critérios importantes para que você possa escolher uma telha totalmente compatível com o seu projeto.

Tamanho dos vãos

Todas as telhas apresentam algum grau de resistência mecânica. No entanto, o que se busca é a compatibilização dos objetivos e características dos projetos com a telha.Nesse sentido, a distância dos vãos entre os apoios é um dos principais fatores a ser levado em consideração.

Por exemplo, a existência de grandes vãos demanda peças com uma maior capacidade de resistir às forças incidentes, como o peso e a tensão causados pelo encaixe das peças. Vamos supor que o projeto tenha um vão entre apoios muito grande a ser coberto. Um modelo inadequado de telha provavelmente não suportaria as cargas geradas sobre ele e se romperia com facilidade.

Mas atenção! Um mesmo modelo de telha pode ter variações de resistência dependendo da espessura da chapa (0,43 mm; 0,50 mm; 0,65 mm).

Orçamento

Nesse sentido, a escolha da telha para o seu projeto deve ser feita de forma estratégica e pode gerar vantagens muito interessantes. Exemplificando, quando você escolhe um modelo de peça adequado, há uma redução significativa de custos.

Como? A resistência mecânica da peça a ajuda a vender vãos sem a necessidade de suporte. Na Regional Telhas, temos modelos capazes de superar até 13,00 metros sem a necessidade de apoios intermediários. Ou seja, você terá uma estrutura segura sem escalar muito os custos da sua obra.

Como deve ser feita a manutenção das telhas?

A manutenção das telhas começa desde a chegada da sua remessa na obra. Elas devem ser manuseadas e armazenadas com muito cuidado. Se você as deixa molhar antes de instalar ou as estoca em ambiente úmido, elas podem acabar se oxidação. Além disso, ao final de todos os dias durante a instalação, recomenda-se fazer a limpeza em toda a área da cobertura a fim de eliminar todo o tipo de limalha existente na superfície.

Quais são as soluções oferecidas pela Regional Telhas?

Temos disponíveis um portfólio de telhas dividido em dois grupos: as trapezoidais e as onduladas. Para lhe ajudar a fazer a melhor escolha, Adriano Hipólito, supervisor de projetos aqui da Regional Telhas, tem algumas dicas:

As telhas trapezoidais são mais indicadas para coberturas e fechamentos de superfícies planas. Quando os acabamentos são curvos, elas podem ser projetadas no formato multidobras para atender a demanda da obra. Já as telhas onduladas são mais indicadas para telhados em arco. Embora menos usual na atualidade, há quem prefira para coberturas planas também.

Além disso, nossos perfis de telhas foram desenvolvidos para atender a uma ampla variedade de obras. Atualmente, temos mais de nove modelos com acabamentos e formatos de abas que oferecem estanqueidade para a cobertura.

Também temos diversos tipos de materiais disponíveis, como os aços galvanizado, Galvalume, pré-pintado e pós-pintado.

Quais são os principais modelos de telhas da Regional?

Telhas multidobras

Para obter a curvatura das telhas multidobras, são feitas dobras transversais na chapa de aço do perfil. A cada nervura feita, a telha é ligeiramente arqueada. Com a repetição desse processo em intervalos regulares e irregulares, pode-se fabricar a telha ideal para as necessidades de cada projeto.

Assim, é possível produzir telhas com raios variáveis e trechos retos caso necessário. Isso proporciona bastante versatilidade para os projetistas, pois podem ser feitas telhas sob medida para as mais diversas obras de arquitetura e engenharia.

Telha calandra

Esse modelo de telha tem um formato arqueado, produzido a partir do perfil metálico RT 17. Assim, podem-se agregar eficiência e beleza nos telhados do seus projetos de arquitetura. Ela é produzida com o aço galvanizado ou aço galvalume, sendo altamente resistente à corrosão.

Telha termoacústica

Ela é fabricada a partir do poliestireno expandido, um polímero altamente eficiente no isolamento termoacústico. O material é totalmente inodoro, reciclável e não poluente. Nas telhas, ele é inserido entre duas camadas de telhas metálicas de aço galvanizado, galvalume, pré-pintado e pós-pintado.

Modelos disponíveis:

  • RT 17/980
  • RT 25/1020
  • RT 35/1050
  • RT 40/980
  • RT 40/1020
  • RT 100/952
  • RT 120/900.

Telhas Translúcidas

A telha translúcida — ou telha ondulada transparente — tem como objetivo melhorar a iluminação dos ambientes. Isso traz uma grande economia de energia elétrica, gerando a redução de custos e contribuindo com a sustentabilidade. Por ser feita de materiais plásticos, não apresenta a classificação RT dos itens anteriores.

Telhas perfuradas

A perfurada também é um tipo de telha sanduíche, como a termoacústica. Porém o material utilizado para o isolamento termoacústico é a lã de rocha, a qual tem uma excelente capacidade de evitar a reverberação acústica. Ela é ideal para a ventilação e iluminação em fechamentos laterais. Ela está disponível nos seguintes modelos:

  • RT 10/1090;
  • RT 17/980;
  • RT 25/1020;
  • RT 35/1050;
  • RT40/980;
  • RT 40/1020;
  • RT 100/952;
  • RT 120/900.

Como escolher a chapa certa para cada vão?

Cada um dos modelos metálicos explicados anteriormente está disponível em diferentes espessuras de chapas. A seguir, damos alguns exemplos para que você possa entender a aplicação desse conceito na sua obra:

  • os nossos modelos de telhas onduladas têm boa resistência mecânica para vãos de até 1.400 mm, em média. São as melhores opções para coberturas em arco;
  • Modelo RT 40/980 — excelente resistência mecânica para vãos de até 1.800 mm, em média. É muito versátil, sendo utilizada em coberturas, fachadas e fechamentos laterais. Por isso, é bastante popular no mercado;
  • Modelo RT 100/952 — altíssima resistência mecânica para vãos de até 3.500 mm, em média. Por isso, pode ser usada em grandes obras, principalmente por causa de eficiência para baixa inclinação. Além de coberturas, pode ser empregada em fachadas e fechamentos laterais;
  • Modelo RT 260/620 — é a opção com maior resistência mecânica para vãos, suportando, em média, 12,000 mm. É considerada uma cobertura autoportante.

Atenção: você deve sempre verificar se o tipo de telha escolhido apresenta a opção no RT desejado.

Com essas dicas, você poderá escolher a telha com a melhor resistência mecânica para o seu projeto. Desse modo, será possível conquistar o melhor custo-benefício e uma maior satisfação dos seus clientes. A cobertura é um dos pontos mais importantes de uma obra e precisa contar com materiais bem dimensionados, produzidos por fornecedores de qualidade.

Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo nas obras dos mais diferentes portes? Então não deixe de entrar em contato com a gente por este link ou pelo telefone:

  • Assis, SP — (18) 3421.7377;
  • Bataguassu, MS —(67) 3541.9077;
  • Paraíba do Sul, RJ — (24) 2263.9212;
  • São Francisco do Sul, SC — (47) 3233.1377.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *