Entenda como funciona o processo de corrosão do aço e como evitar

pessoa mostrando vários canos de aço com corrosão do aço

Você sabe como funciona o processo de corrosão do aço e de que forma ele pode prejudicar a estrutura da sua edificação? Essa destruição gradativa dos metais ocorre devido aos processos eletroquímicos em reações de óxido-redução. Isso pode acontecer por meio de diferentes razões, como devido à exposição à umidade.

Nesse processo, a forma metálica se transforma em íons por meio da transferência de elétrons. Esse problema causa uma deformação no metal, anulando totalmente os seus princípios e expondo a estrutura a possíveis riscos.

Quer saber mais como funciona o processo de corrosão e como evitá-lo? Continue acompanhando e confira!

Quais são os tipos de corrosão do aço?

A corrosão pode dar-se de diferentes formas no aço. Ainda que todas elas pareçam iguais, o metal se deteriora e sofre deformações causadas por motivos distintos. Por isso, separamos os principais tipos para você entender melhor como esse processo ocorre!

Uniforme

Na corrosão uniforme, é possível visualizar a deformação por toda parte do metal. Ela é o tipo mais comum, principalmente em materiais que ficam constantemente em contato com agentes aceleradores de enferrujamento.

Por placas

Ao contrário do que é visto no modelo anterior, a corrosão por placas só afeta algumas partes do material. Essa deformação causa algumas depressões na superfície do metal e tem uma velocidade de deterioração bem progressiva, com os pedaços se desprendendo aos poucos da peça. É mais comum em objetos metálicos que têm películas.

Intergranular

A corrosão intergranular é bastante prejudicial às peças metálicas. Ela faz com que o metal perca a sua força até se romper. Isso é causado, normalmente, pela força mecânica exercida sobre a peça. Essa deformação ocorre quando o processo de enferrujamento segue por um caminho que faz com que os grãos se destaquem do material, enfraquecendo toda a sua estrutura.

Qual é o perigo?

Ao considerar os tipos de corrosão do aço, podemos perceber que essa deformação é extremamente prejudicial, principalmente para a indústria. Ela pode causar sérios danos estruturais, aumentando o risco de o material perder toda a sua resistência aos esforços solicitantes. Ela também aumenta a incidência de vazamento de materiais poluentes, além de danificar as máquinas industriais e inviabilizar o seu uso.

Como evitar?

Existem alguns cuidados que possibilitam evitar a corrosão do aço e assegurar a integridade de suas estruturas metálicas. Confira!

Cuide da superfície

Uma forma eficiente de evitar a corrosão é usar pinturas específicas na superfície dos materiais metálicos. Elas criam uma proteção muito eficiente contra agentes externos, reduzindo a incidência do enferrujamento e garantindo uma vida útil prolongada.

Use materiais resistentes à corrosão

Ao considerar a qualidade dos materiais, é possível encontrar um produto extremamente resistente à corrosão. O aço inox, por exemplo, é um material bastante usado em aplicações mais agressivas e conta com uma ótima durabilidade. Além dele, existem os metais galvanizados. Esse produto tem uma camada de zinco depositada em sua superfície. Ela serve como uma proteção e age especificamente como meio de evitar a corrosão e aumentar a durabilidade do material.

Aplique a abrasão mecânica

O processo de abrasão mecânica consiste na raspagem da superfície metálica com uma ferramenta adequada. Ele remove resíduos de corrosão ao usar uma lixa mais grossa, por exemplo. É recomendado que, após essa prática, seja aplicado algum material inibidor de enferrujamento, como tintas específicas.

Pronto! Evitar a corrosão do aço é um processo que requer disciplina e um bom investimento. Contar com materiais de qualidade é uma forma muito eficiente de reduzir ou, até mesmo, eliminar o processo de enferrujamento do metal. Por isso, procure sempre contar com fornecedores de confiança e tome todo cuidado necessário para impedir danos na sua estrutura.

Gostou de aprender sobre esse assunto? Aproveite para nos seguir nas redes sociais — Facebook, Instagram e Youtube — e acompanhar mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *