Confira as principais etapas para a construção de galpão logístico!

Você sabia que a construção de galpão logístico pode ser a solução ideal para o seu negócio? Esse espaço é desenvolvido como centro das operações logísticas para as empresas, com o recebimento de cargas, a distribuição de mercadorias etc. Esse é um ambiente adequado para o armazenamento e a manipulação de diferentes tipos de cargas e materiais.

Contar com um galpão logístico possibilita uma distribuição mais estratégica, melhorando as ofertas para as empresas que trabalham em segmentos específicos, como transporte e distribuição. A sua construção envolve diferentes fatores que devem ser considerados na hora de obter o melhor resultado.

Continue a leitura deste post e entenda quais são as principais etapas em que você deve ficar de olho na construção de um galpão logístico!

Por que investir na construção de galpão logístico?

Antes de se aprofundar no processo de construção de um galpão logístico para o seu negócio, é preciso entender a importância dessa ação. Apesar de ser um investimento inicial considerável e demandar um período de tempo razoável até se tornar um ambiente pronto para o uso, construir esse espaço do zero é uma solução extremamente viável no longo prazo.

Esse processo permite a construção de um galpão adequado às necessidades da empresa e de suas operações. Dessa forma, o projeto pode conter recursos estratégicos para o seu negócio, possibilitando um centro operacional mais eficiente. Outro benefício de construir a sua própria instalação é contar com as inovações da construção civil.

Ao usar novas tecnologias, a implementação de recursos inovadores pode ser adaptada de acordo com o seu negócio. Isso permite projetos mais flexíveis, autossuficientes e modernos, garantindo que as suas necessidades vão ser atendidas.

Como verificar a viabilidade da construção?

Quando investimos recursos em algo, é preciso ter uma garantia de retorno, e isso também vale para a construção de galpão logístico. Esse processo deve ser avaliado aos mínimos detalhes. Existem algumas variáveis que valem a atenção, principalmente para ter conhecimento sobre os riscos que as suas decisões podem ter.

No caso da construção de um galpão logístico, o seu investimento tem como objetivo a expansão das suas operações. Para que isso aconteça, você deve estimar quais são os possíveis retornos financeiros que essa ação pode gerar para a empresa em relação ao aumento da sua capacidade produtiva.

Isso tudo deve ser contrabalanceado com os custos que envolve um projeto de construção para direcionar a sua tomada de decisão para o caminho certo. Outro ponto que vale o foco é em relação à situação atual do mercado.

Analisar a demanda é um meio eficiente de verificar a viabilidade desse tipo de investimento e projetar o retorno que ele pode oferecer à empresa. Com base nesses subsídios, fica muito mais prático direcionar os seus recursos racionalmente e com potencial para obter ótimos resultados para o negócio.

Como escolher os materiais?

Existem diferentes formas de proceder em um projeto de construção de galpão logístico. O uso de alvenaria, por exemplo, apesar de apresentar bons resultados, é uma solução demorada e mais custosa. O metal apresenta um ótimo custo-benefício para as empresas, sendo muito mais rápido e acessível. A estrutura de aço é montada uma única vez, possibilitando alcançar o prazo da obra muito mais rapidamente.

A sua escolha é que vai determinar o ritmo da construção do seu galpão. Caso opte pela solução em alvenaria, é preciso considerar que você deve ter, à sua disposição, uma grande variedade de materiais e ferramentas, como serrotes, madeira, cimento, brita etc.

Nas estruturas metálicas, esse cenário é bastante diferente. Os únicos materiais necessários nesse processo são os parafusos, as tintas e o aço. Além disso, essa opção é muito mais leve, facilitando o transporte e a montagem.

Quais são cuidados com a estrutura do telhado?

O telhado de um galpão logístico é uma parte extremamente importante de toda a construção, pois ele é responsável por proteger o interior contra as intempéries. A cobertura é composta por uma estrutura metálica que dá a base para as telhas que vão ser usadas para cobrir o ambiente.

Elas são confeccionadas de acordo com as normas vigentes e devidamente projetadas de acordo com o projeto. Ao construir um galpão logístico, é muito importante que você preste atenção no tipo de cobertura utilizado. Busque sempre a melhor opção para o seu investimento.

Outro ponto de atenção envolve os materiais que vão compor o telhado. O uso de telhas metálicas é ideal para esse tipo de construção, já que elas são projetadas para espaços amplos e com baixa declividade. Existem modelos capazes de proporcionar uma ótima proteção termoacústicas no interior do galpão, possibilitando o uso desse ambiente para armazenar diferentes produtos e materiais.

Qual é a importância de um projeto sustentável?

A sustentabilidade é um tema bastante discutido na atualidade. Ela é responsável pelo desenvolvimento de soluções que não agridem o meio ambiente e que proporcionam experiências de alta qualidade quando comparada às demais opções.

Existem diversas práticas que podem ser aplicadas nas construções de empreendimentos logísticos, como os galpões. Entre elas, podemos listar:

  • tratamento de água e esgoto;
  • uso de iluminação natural;
  • ventilação natural;
  • soluções verdes para potencializar a sustentabilidade do projeto.

A construção civil é responsável por um alto consumo de matéria-prima, portanto, implementar soluções sustentáveis é uma ótima forma de agregar valor à empresa, além de contar com alguns benefícios no processo.

A sustentabilidade se tornou uma tendência global, impactando diretamente na forma como o público consumidor enxerga as marcas. Seguir as medidas sustentáveis para conquistar as certificações necessárias e garantir o seu reconhecimento é uma forma eficiente de destacar o seu negócio no mercado.

Agora você já sabe em quais etapas é preciso prestar atenção durante a construção de galpão logístico! Além de contar com materiais de boa qualidade para o seu projeto, atente-se às exigências legais que esse tipo de tarefa demanda. Assim, você evita uma série de problemas que podem comprometer o seu investimento.

Tem interesse em construir um galpão logístico para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores e conheça o nosso portfólio de produtos ideais para o seu projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *