Como fazer o planejamento de compra de telhas? Entenda aqui!

moedas empilhadas em forma de casa

A construção ou substituição de uma cobertura passa pelo processo de planejamento de compra de telhas. Sem um plano adequado, pode-se incorrer no erro de adquirir materiais de mais ou de menos e, por isso, prejudicar a construção. Para que nada desse tipo ocorra, deve-se ter o projeto inicial bem definido e contar com um fornecedor que ofereça o devido suporte.

Neste artigo, você vai ver quais são os passos necessários para fazer um bom planejamento desse tipo. Dessa forma, você não vai correr o risco de ter problemas na construção da sua cobertura. Você conhecerá aspectos técnicos do cálculo de telhas para um telhamento e, ao fim, saberá como contar com um fornecedor de qualidade. Vamos lá?

Qual é a importância de fazer o planejamento de compra de telhas antes de iniciar a construção ou troca delas?

Em qualquer empreendimento que construa, é ideal que se tenha de antemão o planejamento de toda a sua execução. No Brasil, infelizmente, pouco se dá atenção a essa etapa de uma obra, mas a verdade é que, quanto mais se planeja, menos se gasta em tempo e, consequentemente, em recursos na construção.

Parte desse planejamento deve dizer respeito à etapa de compra de materiais. Um plano de compras bem-feito elimina uma quantidade enorme de prolemas que possam vir a existir, como o atraso na obra por falta de material.

Com o telhamento não podia ser diferente. O ideal é que quem esteja planejando construir ou trocar seu telhado já tenha em mãos dados específicos do projeto, como dos perfis e das vigas que sustentarão a cobertura. De posse dessas informações, já é possível calcular a quantidade de telhas necessárias — sabendo o tipo pretendido, claro.

Deve-se saber, ainda, sobre a necessidade de isolamento acústico e térmico do ambiente a ser construído. Com isso, é possível escolher a telha mais adequada ao projeto, com termoacústica de revestimento em EPS ou PU, a depender do tipo do projeto.

Como é feito esse planejamento na prática e por onde começar?

Na prática do mercado, existem diversos modelos de telhas metálicas. Algumas delas possuem uma largura útil de 0,980 mm, 1,020 mm ou 1,050 mm. Logo, se for para uma cobertura com duas quedas de água de 10 m de comprimento cada e 6 m de largura, serão necessárias 20 telhas — 10 para cada lado com 3 m.

Existe, também, a necessidade de uma cumeeira. Ela serve como acabamento da emenda das duas telhas no topo (no exemplo, serão 10 cumeeiras). Também são exigidos os acessórios fixadores de 2 modelos: o que fixa a telha na treliça e o que “costura” uma telha na outra. Completam a cobertura as calhas e os rufos, caso sejam necessários.

Cada cobertura possui medidas e características próprias. Portanto, as telhas metálicas são personalizadas, já que são feitas sob medida. Assim, cada pedido é único, e podem ser fabricadas telhas metálicas com até 13 metros de comprimento.

Por fim, existem as telhas autoportantes. Esse modelo de cobertura é fabricado diretamente na obra. Uma grande máquina contínua faz todo o trabalho de produção e normalmente indica-se esse tipo de procedimento apenas para grandes obras.

Quais são as melhores práticas e dicas para fazer o planejamento da compra de telhas?

Contar com um profissional experiente sempre é o mais indicado. Os departamentos de vendas desse tipo de material costumam disponibilizar ótimos suportes. Recebendo o auxílio de um desses profissionais, evita-se compras indevidas e otimiza-se o orçamento.

O que deve ser considerado para calcular a quantidade correta de telhas?

Deve-se considerar a relação entre a largura útil das telhas e as medidas da cobertura, como comprimento e plano de água. Por exemplo, se for utilizar uma telha com 980 mm de largura útil em um projeto de 100 metros de comprimento, o resultado seria de cerca de 102 linhas de telhas.

Caso o plano de água (distância entre o ponto mais alto e o beiral) seja maior que 12 metros (maior medida possível para uma telha), também é preciso planejar o transpasse. Por exemplo, se um plano de água tiver 30 metros, divide-se em 3 seções de cerca de 10 metros cada.

Quais são os erros que devem ser evitados no planejamento de compra de telhas?

Deve-se ter atenção ao comprimento da telha, pois erros nessa etapa causam descompasso na cobertura efetiva. Além disso, a quantidade de peças também precisa ser considerada, para que não sobre nem falte. É primordial observar, também, o processo de tributação, pois, dependendo do estado, pode haver diferenças nas alíquotas de ICMS.

Como a Regional Telhas pode ajudar no planejamento da compra de telhas e quais são os seus diferenciais nesse sentido?

A Regional Telhas trabalha com representantes em todo o Brasil, o que assegura uma grande cobertura em todo o território nacional. Os vários pontos de distribuição de material favorecem a logística e garantem que não ocorrerão atrasos durante a construção do empreendimento.

Trata-se de uma empresa líber na fabricação e distribuição de telhas metálicas em todo o Brasil, com mais de 30 anos no segmento em que atua. Isso confere grande confiança no serviço prestado, conquistada pela garantia de solidez que uma grande obra precisa contar.

Além de tudo isso, os padrões de qualidade são rigorosamente seguidos. Isso pode ser atestado pela certificação internacional ISO 9001 (qualidade no processo). Para completar todo esse pacote de vantagens, existem as certificações concedidas pela ABNT 14513 e 14514, que dizem respeito à qualidade das telhas.

O planejamento de compra de telhas é um processo fundamental em uma obra, que prevê a troca de telhas ou a construção de telhamento novo. Uma cobertura bem-construída deve ter um projeto definido. A partir daí, pode planejar com eficiência um telhado que atenderá às expectativas da obra. Na busca por um bom fornecedor, a Regional Telhas se mostra a mais indicada.

Gostou de nosso conteúdo e achou que as informações trazidas nele foram relevantes para o sucesso da sua obra? Então entre em contato conosco e conheça os produtos destinados à construção de sua cobertura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *