Conheça 5 técnicas da construção civil

Com o avanço das ferramentas tecnológicas, novas técnicas de construção civil estão surgindo. E diante de tanta inovação, é possível unir tecnologia ao mais elevados níveis de sustentabilidade. Isso garante que os profissionais adotem boas práticas e se desenvolvam de modo constante.

Nesse contexto, é necessário ressaltar que um engenheiro precisa ficar atento às novas tendências e inovações da área, para conseguir se manter atualizado e ter sucesso na criação e no desenvolvimento dos projetos. Continue a leitura e saiba as 5 melhores técnicas de construção civil!

1. Impressora 3D

A utilização da impressora 3D na construção civil já é uma realidade em alguns países, como nos Estados Unidos e México. No Brasil, foi construída apenas uma casa na cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte.

Com ela, o profissional é capaz de eliminar desperdícios de materiais, garantir mais segurança da equipe e reduzir o tempo previsto para finalizar o processo de construção. 

Ainda é preciso ressaltar que por meio de uma impressora 3D podem ser criados diversos materiais, exibindo formas complexas e geometrias personalizadas, impossíveis de serem elaboradas através de um processo tradicional.

2. Contrapiso autonivelante 

O contrapiso autonivelante é uma técnica utilizada pelos pedreiros na construção civil. Ele permite reduzir consideravelmente o tempo de trabalho destinado para nivelar o contrapiso. O preço vale a pena, uma vez que será necessária menos mão de obra e o trabalho ocorre mais rápido. 

3. Building Information Modeling (BIM)

O BIM é uma série de informações, tecnologias e processos inseridos em uma plataforma para ajudar na criação e no desenvolvimento de uma obra em suas diversas etapas. Assim, a ferramenta pode ser utilizada em todas as fases ou apenas em algumas, como no desenvolvimento, após a obra finalizada, na gestão do empreendimento ou em sua manutenção. 

Dessa forma, o BIM é uma tecnologia que pode ser utilizada antes, durante e depois do processo construtivo. Assim, o profissional consegue encontrar qualquer problema de forma mais rápida e prática. Isso é possível devido o instrumento permitir uma melhor gestão das informações e dados. 

4. Obra limpa

A obra limpa é uma importante tendência na construção civil, uma vez que ela consiste em uma maneira de conscientização das empresas. Dessa forma, é válido destacar que uma obra limpa exige que o canteiro de obra seja planejado, para que os resíduos sejam menores. 

Para garantir uma obra limpa, é fundamental contar com o auxílio de profissionais capacitados e treinados. Assim, o processo acontecerá de forma organizada, segura e sustentável. Diversos são os benefícios proporcionados pela tendência, como diminuição de imprevistos, economia de tempo e de dinheiro, além da redução de entulhos.

5. Alvenaria estrutural

Outra tendência que merece destaque é a alvenaria estrutural, pelo fato da estrutura e vedação da obra serem realizadas ao mesmo tempo. A sua principal finalidade é oferecer suporte ao peso das paredes, dos móveis e da laje. Ela pode ser realizada com blocos de concreto ou cerâmicos. Além do mais, não é necessário a utilização de vigas e pilares. 

Podemos concluir que é preciso ficar por dentro das novas técnicas de construção civil para oferecer um serviço de qualidade e inovador. Com a utilização delas, o trabalho se torna otimizado e os resultados são satisfatórios, tanto para o cliente quanto para o engenheiro.

O profissional pode dedicar mais tempo em questões estratégicas, enquanto também atua em favor do meio ambiente. É perceptível que as tendências visam garantir um ambiente mais sustentável e prático.

Gostou do nosso post? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais informações em seu e-mail e, assim, ficar por dentro de outros assuntos importantes!